Dos Sermões de São Bernardo, abade
(Sermo
in dom. infra oct. Asumptionis,14-15: Opera omnia, Edit. Cisterc.
5[1968],273-274)
(Séc.XII)
O martírio da Virgem é mencionado tanto
na profecia de Simeão quanto no relato da paixão do Senhor. Este foi
posto, diz o santo ancião sobre o menino, como um sinal de contradição, e a
Maria: e uma espada traspassará tua alma (cf. Lc 2,34-35).
Verdadeiramente, ó santa Mãe, uma
espada traspassou tua alma. Aliás, somente traspassando-a, penetraria na carne
do Filho. De fato, visto que o teu Jesus – de todos certamente, mas
especialmente teu – a lança cruel, abrindo-lhe o lado sem poupar um morto, não
atingiu a alma dele, mas ela traspassou a tua alma. A alma dele já ali não estava,
a tua, porém, não podia ser arrancada dali. Por isto a violência da dor
penetrou em tua alma e nós te proclamamos, com justiça, mais do que mártir,
porque a compaixão ultrapassou a dor da paixão corporal. E pior que a espada,
traspassando a alma, não foi aquela palavra que atingiu até a divisão entre a
alma e o espírito: Mulher, eis aí teu filho? (Jo 19,26). Oh!
que troca incrível! João, Mãe, te é entregue em vez de Jesus, o servo em lugar
do Senhor, o discípulo pelo Mestre, o filho de Zebedeu pelo Filho de Deus, o
puro homem, em vez do Deus verdadeiro. Como ouvir isto deixaria de traspassar
tua alma tão afetuosa, se até a sua lembrança nos corta os corações, tão de
pedra, tão de ferro?
Não vos admireis, irmãos, que se
diga ter Maria sido mártir na alma. Poderia espantar-se quem não se recordasse
do que Paulo afirmou que entre os maiores crimes dos gentios estava o de serem
sem afeição. Muito longe do coração de Maria tudo isto; esteja também longe de
seus servos.
Talvez haja quem pergunte: “Mas não
sabia ela de antemão que iria ele morrer?” Sem dúvida alguma. “E não esperava
que logo ressuscitaria?” Com toda a confiança. “E mesmo assim sofreu com o
Crucificado?” Com toda a veemência. Aliás, tu quem és ou donde tua sabedoria,
para te admirares mais de Maria que compadecia, do que do Filho de Maria a
padecer? Ele pôde morrer no corpo; não podia ela morrer juntamente no coração?
É obra da caridade: ninguém a teve maior! Obra de caridade também isto: depois
dela nunca houve igual.
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