Nosso Canal

sexta-feira, 29 de maio de 2015

A Santa Missa Antiga para mim não é um capricho saudosista - Pe. Fernando Roger



Nota do Blog: Nossa Gratidão ao Reverendíssimo Pe. Fernando Roger, nosso grande amigo e irmão, que nos escreveu este belíssimo texto que com muita alegria postamos em nosso Blog. Pe. Fernando Roger, que para nossa irmandade é um exemplo de vida de oração e fidelidade a Santa Igreja, com pouco tempo de ordenado concede aos seus fiéis a alegria de assistirem a Santa Missa Tradicional. Que o Bom Deus o proteja e nosso Blog está a sua inteira disposição.

  ***
“Quão amáveis são tuas moradas. Senhor dos Exércitos! Minha Alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo.”
(Sl 84, 2-3)

Caríssimos fiéis da santa Igreja de Deus!

Desde minha juventude sempre fui atraído pela Sagrada Liturgia e pelas Ações Sagradas, contudo a partir de meus 15 anos me deparei com um vídeo na internet sobre uma Santa Missa celebrada num seminário em França.
 
Pe. Fernando Roger
Assisti atentamente toda o Santo Sacrifício, ainda me lembro que era Festa do Sagrado Coração de Jesus, cada gesto, cada sinal, cada reverência ao altar e às coisas sagradas, inquietavam o meu ser! Os questionamentos vieram: Porque é tão diferente das outras Santas Missas? Porque os padres celebram com tanta devoção? Porque os padres de hoje só usam uma faixa sobre o peito(estola)? Cada questionamento pedia para eu buscar mais! Entretanto naquela época, meados de 2005, não se achava quase nada sobre o Rito Antigo, e nem eu sabia que era o Rito Antigo. Somente tinha em mente que era a Missa em latim, mas sempre que entrava na internet via sempre o mesmo vídeo.

Com o tempo, Deus me chamou ao sacerdócio e eu fui respondendo apesar de minha pequenez. Contudo, sempre as imagens daquela Santa Missa me perseguiam, passei três anos como vocacionado, estudando sozinho o latim e tudo que se referia a Sagrada Liturgia. Logo entrei num seminário que tinha bases católicas, mas não atingia o meu ser e o meu desejo de ser um sacerdote tradicional, ainda não me considero tradicional, pois preciso crescer muito, mas o mínimo possível sobre a Sagrada Tradição eu buscava e me alimentava em missais cotidianos, livros antigos de minha avó, buscas em bibliotecas.

Depois de três anos neste universo, Deus providenciou eu ir para outro seminário, mais conservador, mais ligado a vida Tradicional, entretanto, com o tempo fui percebendo que não era um lugar “super” tradicional, porém me ajudou a guardar a fé integralmente. Infelizmente, parecia que tudo tinha nascido no Concílio Vaticano II e se falasse de Missa Antiga, os padres não respondiam ou diziam que era ultrapassada. Quantas aulas que colocavam o Valor Sacrifical como uma dimensão e não o essencial do ser da Santa Missa. Sou muito feliz, porque nunca esperei e sempre buscava sobre a Santa Missa, estudando escondido, baixando fotos, trocando arquivos com amigos e colegas de seminário.

O Motu Proprio de sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI, fora promulgado, mas parece que só no Brasil que não entrava em vigor, estudei ele no ano da promulgação, como também a carta exortativa a fim de que os ordinários locais pudessem em prática o que a Igreja pedia. Contudo, foram e são anos de perseguição a Santa Missa no Rito Antigo.

Fui me formando, fazendo o que me pedia o Seminário, no que era necessário para minha formação enquanto “cura de almas”, mas nos tempos livres, logo baixava um vídeo, fotos, documentos de Papas como Pio V, Pio VII, Gregório XVI, Pio X, Pio XII, e João XIII (último papa a fazer alteração direta no Cânon Romano, introduzindo o nome de São José), analisa a confluência entre os documentos modernos e os pré-conciliares, tentava fazer um resumo dorsal, mas sempre fui apegado com as verdades claras da Tradição. O Papa Bento XVI sempre será um grande percussor da Missa Antiga, com sua vida, com suas falas, com os prefácios de livros sobre este assunto, isto me motivou muito mais a estudar o Rito Antigo.

Depois da minha ordenação diaconal comecei meus estudos das rubricas do Missal Romano de 1962, com padres amigos do IBP, aos quais sou grato e rezo sempre na intenção dos mesmos nas Santas Missas que rezo seja pública ou privada.

Depois de Padre sempre busquei os meios para celebrar, mas faltava muitas coisas, mas tudo foi providenciando, até que celebrei muitas vezes em minha capela privada para eu aprender de fato o Rito. Aprendido todos os detalhes que são a riquezas espirituais do Rito, a pedido de um grupo de fiéis, como consta no Motu Proprio de 2007, celebrei publicamente na Igreja Matriz da Quase-Paróquia onde sou Administrador Paroquial.

A Santa Missa sempre foi meu alicerce para motivação na caminha vocacional e de seminário, contudo a Santa Missa Antiga deu-me um suporte espiritual para vencer cada dificuldade em minha vida espiritual. Apesar de ser sempre questionado o porque da minha atenção especial a Missa Antiga, e sempre respondendo positivamente, era tido como um ultrapassado, porém poucos entenderam a razão especial do Rito Antigo na minha história.

A Santa Missa Antiga para mim não é um capricho saudosista, é, sobretudo, suporte espiritual para minha vida enquanto Sacerdote de Cristo. Deus conserve meu desejo de melhor servir a Santa Missa, Deus conserve bons sacerdotes e futuros para propagá-la, expressando sua riqueza espiritual e contributo para guarda a Fé Católica mediante as modernidades propostas por muitos em nossos tempos.

Fotos da Primeira Missa Tradicional
 Celebrada pelo reverendíssimo Pe. Fernando Roger


 
 
 
 
 
 
Clique na imagem e conheça nossa página

Um comentário:

  1. Estive presente na primeira Missa no Rito Tridentino do Pe. Fernando Roger.

    Considero uma graça especial poder ter conhecido sacerdote tão dedicado e movido pela riqueza da tradição da Igreja. Ao ser sustentada pelo Santo Sacrifício Eucarístico, sinto-me encorajada a abraçar a cruz.

    Tenho tido cada vez mais anseio pela tradição e pelos tesouros que ela tem reservada, muitas vezes escondidos, mas dedicados àqueles que tem almas grandes e ao mesmo tempo pequenas, sedentas por essa fonte de águas cristalinas.

    Bendito seja Deus, pelo século dos séculos!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!