HOMILIA DO PAPA BENTO XVI
Praça de São Pedro
XXVII Jornada Mundial da Juventude
Domingo, 1 de Abril de 2012
XXVII Jornada Mundial da Juventude
Domingo, 1 de Abril de 2012
Queridos irmãos e irmãs!
O Domingo de Ramos é o grande
portal de entrada na Semana Santa, a semana em que o Senhor Jesus caminha até
ao ponto culminante da sua existência terrena. Ele sobe a Jerusalém para dar
pleno cumprimento às Escrituras e ser pregado no lenho da cruz, o trono donde
reinará para sempre, atraindo a Si a humanidade de todos os tempos e oferecendo
a todos o dom da redenção. Sabemos, pelos Evangelhos, que Jesus Se encaminhara
para Jerusalém juntamente com os Doze e que, pouco a pouco, se foi unindo a
eles uma multidão cada vez maior de peregrinos. São Marcos refere que, já à saída
de Jericó, havia uma «grande multidão» que seguia Jesus (cf. 10, 46).
Nesta última parte do percurso,
tem lugar um acontecimento singular, que aumenta a expectativa sobre aquilo que
está para suceder, fazendo com que a atenção geral se concentre ainda mais em
Jesus. À saída de Jericó, na beira do caminho, está sentado pedindo esmola um
cego, chamado Bartimeu. Quando ouve dizer que Jesus de Nazaré estava chegando,
começa a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim!» (Mc 10, 47). Procuram silenciá-lo, mas sem
sucesso; por fim Jesus manda-o chamar, convidando-o a aproximar-se. «O que
queres que Eu te faça?» - pergunta-lhe. E ele: «Mestre, que eu veja!» (v. 51).
Jesus responde: «Vai, a tua fé te curou». Bartimeu recuperou a vista e começou
a seguir Jesus pela estrada (cf. v. 52). Depois deste sinal prodigioso
precedido pela invocação «Filho de David», de improviso levanta-se um frêmito
de esperança messiânica no meio da multidão, fazendo com que muitos se
perguntassem: Poderia este Jesus, que caminhava à sua frente para Jerusalém,
ser o Messias, o novo David? Porventura teria chegado, com esta sua entrada já
iminente na cidade santa, o momento em que Deus iria finalmente restaurar o
reino de David?
Também a preparação da entrada, combinada por Jesus com os seus discípulos, ajuda a aumentar esta esperança. Como ouvimos no Evangelho de hoje (cf. Mc 11,1-10), Jesus chega a Jerusalém vindo de Betfagé e do Monte das Oliveiras, isto é, seguindo a estrada por onde deveria vir o Messias. De Betfagé, Ele envia à sua frente dois discípulos, com a ordem de Lhe trazerem um jumentinho que encontrarão no caminho. De fato encontram o jumentinho, soltam-no e levam-no a Jesus. Naquele momento, o entusiasmo apodera-se dos discípulos e também dos outros peregrinos: pegam nos seus mantos e colocam-nos uns sobre o jumentinho e outros estendidos no caminho por onde Jesus passa montado no jumento. Depois cortam ramos das árvores e começam a apregoar expressões do Salmo 118, antigas palavras de bênção dos peregrinos que, naquele contexto, se tornam uma proclamação messiânica: «Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai David! Hosana no mais alto dos céus!» (vv. 9-10). Esta aclamação festiva, transmitida pelos quatro evangelistas, é um brado de bênção, um hino de exultação: exprime a convicção unânime de que, em Jesus, Deus visitou o seu povo e que o Messias ansiado finalmente chegou. E todos permanecem lá, numa crescente expectativa da ação que Cristo realizará quando entrar na sua cidade.
Mas qual é o conteúdo, o sentido
mais profundo deste grito de júbilo? A resposta é-nos dada pela Escritura no
seu conjunto, quando nos lembra que no Messias se cumpre a promessa da bênção
de Deus, a promessa feita por Deus originariamente a Abraão, o pai de todos os
crentes: «Farei de ti um grande povo e te abençoarei (...). Em ti serão
abençoadas todas as famílias da terra!» (Gn 12, 2-3). Trata-se de uma promessa que
Israel mantivera sempre viva na oração, especialmente na oração dos Salmos. Por
isso, Aquele que a multidão aclama como o Bendito é, ao mesmo tempo, Aquele em
quem será abençoada a humanidade inteira. Assim, na luz de Cristo, a humanidade
reconhece-se profundamente unida e, de certo modo, envolvida pelo manto da
bênção divina, uma bênção que tudo permeia, tudo sustenta, tudo redime, tudo
santifica.
E aqui podemos descobrir uma
primeira grande incumbência que nos chega da festa de hoje: o convite a adotar
a visão reta sobre a humanidade inteira, sobre os povos que formam o mundo,
sobre suas diversas culturas e civilizações. A visão que o crente recebe de
Cristo é um olhar de bênção: um olhar sapiencial e amoroso, capaz de captar a
beleza do mundo e condoer-se da sua fragilidade. Nesta visão, manifesta-se o próprio
olhar de Deus sobre os homens que Ele ama e sobre a criação, obra das suas
mãos. Lemos no Livro da Sabedoria: «De todos
tens compaixão, porque tudo podes, e fechas os olhos aos pecados dos mortais,
para que se arrependam. Sim, amas tudo o que existe e não desprezas nada do que
fizeste; (...) a todos, porém, tratas com bondade, porque tudo é teu, Senhor
amigo da vida» (Sb 11, 23-24.26).
Voltando à passagem do Evangelho
de hoje, perguntemo-nos: Que pensavam, realmente, em seus corações aqueles que
aclamam Cristo como Rei de Israel? Certamente tinham a sua idéia própria do
Messias, uma idéia do modo como devia agir o Rei prometido pelos profetas e há
muito esperado. Não foi por acaso que a multidão em Jerusalém, poucos dias
depois, em vez de aclamar Jesus, grita para Pilatos: «Crucifica-O!», enquanto
os próprios discípulos e os outros que O tinham visto e ouvido ficam mudos e
confusos. Na realidade, a maioria ficara desapontada com o modo escolhido por
Jesus para Se apresentar como Messias e Rei de Israel. É precisamente aqui que
se situa o ponto fulcral da festa de hoje, mesmo para nós. Para nós, quem é
Jesus de Nazaré? Que idéia temos do Messias, que idéia temos de Deus? Esta é
uma questão crucial, que não podemos evitar, até porque, precisamente nesta semana,
somos chamados a seguir o nosso Rei que escolhe a cruz como trono; somos
chamados a seguir um Messias que não nos garante uma felicidade terrena fácil,
mas a felicidade do céu, a bem-aventurança de Deus. Por isso devemos
perguntar-nos: Quais são as nossas reais expectativas? Quais são os desejos
mais profundos que nos animaram a vir aqui, hoje, celebrar o Domingo de Ramos e
iniciar a Semana Santa?
Queridos jovens, aqui reunidos!
Em todos os lugares da terra onde a Igreja está presente, este Dia é especialmente
dedicado a vós. Por isso, vos saúdo com muito carinho! Que o Domingo de Ramos
possa ser para vós o dia da decisão: a decisão de acolher o Senhor e segui-Lo
até ao fim, a decisão de fazer da sua Páscoa de morte e ressurreição o sentido
da vossa vida de cristãos. Tal é a decisão que leva à verdadeira alegria, como
quis recordar na Mensagem aos Jovens para este seu Dia - «Alegrai-vos sempre no
Senhor» (Flp 4, 4) -, e como se vê na vida de Santa
Clara de Assis, que há oitocentos anos – exatamente no Domingo de Ramos –,
movida pelo exemplo de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, deixou
a casa paterna para consagrar-se totalmente ao Senhor: com dezoito anos, teve a
coragem da fé e do amor para se decidir por Cristo, encontrando n’Ele a alegria
e a paz.
Queridos irmãos e irmãs, dois
sentimentos nos animem particularmente nestes dias: o louvor, como fizeram
aqueles que acolheram Jesus em Jerusalém com o seu «Hosana»; e a gratidão,
porque, nesta Semana Santa, o Senhor Jesus renovará o dom maior que se possa
imaginar: dar-nos-á a sua vida, o seu corpo e o seu sangue, o seu amor. Mas um
dom assim tão grande exige que o retribuamos adequadamente, ou seja, com o dom
de nós mesmos, do nosso tempo, da nossa oração, do nosso viver em profunda
comunhão de amor com Cristo que sofre, morre e ressuscita por nós. Os antigos
Padres da Igreja viram um símbolo de tudo isso num gesto das pessoas que
acompanhavam Jesus na sua entrada em Jerusalém: o gesto de estender os mantos
diante do Senhor. O que devemos estender diante de Cristo – diziam os Padres -
é a nossa vida, ou seja, a nós mesmos, em sinal de gratidão e adoração. Para
concluir, escutemos o que diz um desses antigos Padres, Santo André, Bispo de
Creta: «Em vez de mantos ou ramos sem vida, em vez de arbustos que alegram o
olhar por pouco tempo, mas depressa perdem o seu vigor, prostremo-nos nós
mesmos aos pés de Cristo, revestidos da sua graça, ou melhor, revestidos d’Ele
mesmo (…); sejamos como mantos estendidos a seus pés (…), para oferecermos ao
vencedor da morte não já ramos de palmeira, mas os troféus da sua vitória.
Agitando os ramos espirituais da alma, aclamemo-Lo todos os dias, juntamente
com as crianças, dizendo estas santas palavras: “Bendito o que vem em nome do
Senhor, o Rei de Israel”» (PG 97, 994). Amém!
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