VI - Parte
ARTIGO III.
Para conservar a bela virtude
Toda virtude é nos jovens precioso
ornamento que os torna queridos de Deus e os homens. Mas a virtude rainha, a
virtude Angélica, a santa pureza é um tesouro de tal valor, que os jovens que a
possuem tornaram-se iguais aos anjos de Deus no Céu, embora vivam ainda na
terra: Erunt sicut ángeli Dei in coelo, são palavras do Senhor. Esta virtude é
como o centro ao redor do qual se congregam e se conservam todos os bens e se
por desgraça se vier a perder, perdem-se também todas as demais virtudes. Venérunt
autem mihi ómnia bona páriter cum illa, diz o Senhor.
Mas esta
virtude, meus jovens, que vos torna outros tantos anjos do Céu, esta virtude
que tanto agrada a Jesus e a Maria, é muito combatida pelo inimigo das almas,
que costuma dar-vos terríveis assaltos para vo-la fazer perder ou para
levar-vos a manchá-la. Por este motivo eu vos indico algumas normas ou armas
espirituais, com as quais certamente conseguireis conservar a virtude e repelir
o inimigo tentador.
A arma principal é o recolhimento. A
pureza é um diamante de grande valor; ora, se alguém se expor com o tesouro a
vista dos ladrões, corre grande perigo de ser assassinado.São Gregório Magno
declara que se alguém carrega em publico um tesouro pela rua, é sinal que quer
ser roubado.
Ao recolhimento acrescentai o uso frequente
da confissão sincera, da comunhão devota e a fuga dos que, com os atos ou com
as conversas mostram que não apreciam esta virtude.
Para prevenir
os assaltos do demônio, recordai aquele aviso do salvador: Este gênero de
demônio, isto é, as tentações contra a pureza, só se vencem com o jejum e com a
oração. Com o jejum, isto é, com a mortificação dos sentidos refreando os
olhos, a gula, fugindo do ócio, não dando ao corpo senão o descanso
estritamente necessário. Jesus Cristo recomenda que se deve recorrer a oração,
mas a oração fervorosa é cheia de fé, não a deixando até que tenha sido
afastada a tentação. Tendes também armas formidáveis nas jaculatórias, isto é,
invocando os santos nomes de Jesus, e José e de Maria. Dizei portanto amiúde:
Meu Jesus, misericórdia.Jesus, salvai-me.Maria, concebida sem pecado, rogai por
mim que recorro a vós. Maria, auxílio dos Cristãos, rogue por mim. Doce coração
de Maria, sede a minha salvação. Sagrado coração de meu Jesus, não Vos quero
tornar a ofender. É também muito eficaz beijar o santo Crucifixo, a medalha ou
o escapulário de Nossa Senhora.
Mas, se todas as armas não foram
suficientes para afastar a tentação maligna, recorrei então á arma invencível,
que é a presença de Deus. Estamos nas mãos de Deus, que tudo vê, que é o Senhor
absoluto de nossa vida e pode fazer-nos morrer no instante. E nós teremos a
ousadia de ofendê-Lo em sua presença?O Patriarca José, quando estava como
escravo no Egito, sendo tentado para cometer uma ação nefanda, respondeu logo á
pessoa que o tentava: Como poderei eu cometer este pecado na presença de meu
Senhor? E vós dizei também: Como poderei eu deixar-me induzir a cometer este
pecado na presença de Deus, do meu criador, do meu Salvador, Daquele Deus que
só num instante pode tirar-me á vida, como vez ao primeiro que cometeu estes
gêneros de pecados?Na presença Daquele Deus que, no mesmo ato em que eu O
ofendo, pode precipitar-me nas penas eternas do inferno?
De minha
parte, creio ser impossível que se deixe vencer de tais tentações e perigos
quem recorre ao pensamento da presença de Deus.
ARTIGO IV.
Devoção a Maria Santíssima
Um grande sustentáculo para vós,
meus queridos filhos, é a devoção a Maria Santíssima. Ouvi como ela vos
convida: Si quis est párvulus, véniat ad me: Quem for pequenino, venha a mim. Si
fordes seus devotos, além da abundância das suas bênçãos neste mundo, ela vos
garante o paraíso na outra vida. Qui elúcidant me, vitam eternam habébunt. Tende
pois amais íntima convicção de que obtereis todas as graças desta boa mãe,
contanto que não peçais coisas que resultem em vosso dano.Deveis pedir-lhe com
insistência particularmente três graças, que são necessárias para todos, mais
especialmente para vós, meus caros jovens.
A primeira é a de não cometerdes
nunca nenhum pecado mortal durante a vossa vida. Sabeis que significa cair em
pecado mortal?Quer dizer renunciar a sermos filhos de Deus para tornar-nos
escravos de Satanás. Quer dizer perder aquela beleza que nos faz iguais aos
Anjos aos olhos de Deus, para tornar-nos deformes como demônios na sua
presença. Quer dizer perder todos os merecimentos já adquiridos para a vida
eterna; quer dizer ficar suspenso por um fio muito fraco por sobre a boca do
inferno; quer dizer fazer enorme injúria a uma bondade infinita e é este maior
mal que se possa imaginar. Oh! Sim, por quantas graças vos obtenha Maria, seria
todas inúteis sem esta graça de não cair nunca em pecado mortal. Esta é graça
que haveis de pedir de manhã e á noite e em todas as vossas práticas de
piedade.
A segunda graça que deveis pedir a
Nossa Senhora é a de poder conservar a preciosa virtude da pureza. O jovem que
a conserva tem a maior semelhança com os Anjos do Céu. Pelo que o seu anjo da
Guarda o considera como irmão e se alegra sobremaneira pela sua companhia.
Como me está muito a peito que todos
os conserveis esta bela virtude, vos indico ainda alguns outros meios para
conservá-la do veneno que a poderia contaminar. Antes de tudo evitai a
companhia das pessoas de diversos sexos. Entendamo-nos: Quero dizer que os meninos
nunca devem contrair familiaridades com meninas; de outra forma esta bela
virtude se acharia em grande perigo. A guarda dos sentidos contribui também
muitíssimo a conservação desta bela virtude. Evitai portanto todo excesso no
comer e no beber; evitai os teatros, os bailes e semelhantes diversões, que são
a ruínas dos bons costumes.
Mas guarde particularmente os olhos,
que são as janelas pelas quais o pecado entra no nosso coração e por onde o
demônio, vêem a tomar posse de nossa alma. nunca vos detenhais a olhar para as
coisas contrárias, por pouco que seja, á modéstia.São Luis Gonzaga nem sequer
queria que lhe vissem os pés, quando se deitava ou quando se levantava.
Outro menino, sendo interrogado
porque fosse tão recatado na vista, respondeu: Tomei a resolução de não fitar
nunca o rosto de uma mulher, para reservar os meus olhos para fixar pela
primeira vez se não for indigno formosíssimo da Mãe da Pureza, Maria
Santíssima.
A terceira graça que deveis implorar
solicitamente da Virgem Imaculada é de poder sempre andar afastados da
companhia daqueles jovens que tem más conversas, isto é, certas conversas que
não se fariam na presença de vossos pais ou de alguma pessoa de respeito. Guardai-vos
destes tais, muito embora fossem eles vossos parentes. Posso garantir-vos que
ás vezes é mais prejudicial a companhia desses, do que a de um demônio.Felizes
vós, meus caros filhos, se fugirdes da companhia dos maus! Então estareis
certos de que trilhais o caminho do céu; diversamente, correreis muito grande
perigo de perder-vos para sempre. Por isso quando virdes companheiros vossos
proferirem blasfêmias, desprezar as práticas religiosas para afastar-vos da
igreja ou, pior ainda, dizer palavras contrárias, por pouco que seja, á virtude
da modéstia, fugi deles como da peste. Ficai certos de que, quanto mais puros
forem os vossos olhares e vossas conversas, tanto mais Maria se comprazerá em
vós e maiores graças vos alcançará de seu Filho e Nosso Redentor Jesus Cristo.
São essas três graças mais
necessárias na vossa idade; e as alcançareis, com certeza, de Nossa Senhora, se
fordes sempre seus devotos sinceros, rezando todos os dias o Santo Rosário ou
ao menos três ave Maria e três glórias com a Jaculatória: Querida Mãe Virgem
Maria fazei que eu salve a minha alma.
Com essas três graças trilhareis
desde agora o caminho que vos há de tornar homens honrados na idade madura. Nessas
graças tereis também o penhor certo da felicidade eterna que Maria Santíssima á
de alcançar infalivelmente aos seus devotos.
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