Rádio Vaticano - O Papa Bento XVI recebeu, neste Sábado dia 10 de Novembro, em audiência
na Aula Paulo VI a Associação Italiana de Santa Cecília
presente no Vaticano para um congresso por ocasião dos 50 anos do Concílio
Vaticano II. O Papa saudou cordialmente o Presidente, estendendo essa sua
saudação a todos os colaboradores. O Santo Padre saudou, de modo especial,
todos as pessoas ali presentes muitas delas membros de Scholae Cantorum de
todas as partes de Itália.

Acerca da fé, vem-nos espontâneo pensar na experiência pessoal de Santo Agostinho - um dos Pais da Igreja, que viveu entre os séculos IV e V depois de Cristo - um convertido que seguramente foi influenciado pela escuta dos salmos e hinos das celebrações presididas por Santo Ambrósio.
E refere-se ainda mais especificamente a Santo Ambrósio:
Entre os carismas de Santo Ambrósio era evidente aquele de uma nítida sensibilidade musical, e ele, uma vez ordenado Bispo de Milão, colocou este dom ao serviço da fé e da evangelização.

Efetivamente, a experiência dos anos ambrosianos foi de tal forma forte, que Santo Agostinho ficou com elas bem impressas na memória e citou-as muitas vezes nas suas obras, tendo escrito precisamente uma obra sobre a música.
Bento XVI chamou ainda a atenção para a relação entre o canto sacro e a nova evangelização pedindo a todos os membros presentes da Associação Santa Cecília para se empenhem a melhorar o canto litúrgico, sem ter temor em recuperar e valorizar a grande tradição musical da Igreja que no canto gregoriano e na polifonia tem duas expressões de alta qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!