Nosso Canal

segunda-feira, 14 de julho de 2014

II Parte - A Eucaristia por Pe. Júlio Maria de Lombaerde




II Parte  
Apologética Católica com o Padre Júlio Maria de Lombaerde, + 1944
(Retirado do Livro "Luz nas Trevas - Respostas irrefutáveis as objeções protestantes".)


III.    Os culpados do erro

Padre Júlio Maria de Lombaerde
        Tenho dó e compaixão dos pobres ignorantes, iludidos pelos pastores satânicos, que enganam por interesse ou orgulho; porém sinto a indignação invadir-me contra aqueles que Lutero chama “um bando de miseráveis endiabrados”.

        Notai isso, pastores! O epíteto não é meu, é um mimo do vosso pai Lutero.

        Vós, pastores, ou sois ignorantes estupendos, ou sois perversos desavergonhados.

        No primeiro caso, precisais estudar para conhecer a verdade; no segundo caso, é preciso criar sinceridade não enganar os pobres cristãos, que fazeis apostatar, renegar a fé de seus pais, para adotar uma seita em que vós mesmos não acreditais, nem podeis acreditar.

        Um homem inteligente não pode acreditar no protestantismo, porque é uma balbúrdia, um labirinto sem saída, uma pura negação.

        Sois vós os culpados, ó pastores, vós que vos intitulais “ministros”, sem missão e sem autoridade. Vós que explicais a Bíblia, dizendo ao mesmo tempo que a Bíblia não precisa de explicação, porque é clara como a água cristalina. Sois vós os culpados!

        Ó fariseus, sois bem aqueles mestres mentirososque introduzem seitas de perdição, dos quais predisse S. Pedro (2 Ped 2,1) e que depois, reconhecendo o erro – pois é impossível que um homem de bom-senso não o reconheça – sustentais este erro por orgulho ou por sórdido interesse.

        Se S. Paulo ainda estivesse na terra, vos escreveria com mais veemência ainda do que escrevia aos Romanos (2, 19-23).

        Confiais, ó pastores, que sois guias dos cegos, e luz dos que estão nas trevas; instruidores dos néscios, mestres de crianças, que tendes a forma da ciência e da verdade na lei. Vós, pois, que ensinais aos outros, não vos ensinais a vos mesmos? Vós que pregais, que vos gloriais na lei, desonrais a Deus pela transgressão da lei.

IV.   Quem tem razão?

        A Igreja católica, apoiada sobre a palavra positiva de Cristo, diz: Jesus Cristo está verdadeiramente presente na Eucaristia.

        O protestante hodierno diz: “Cristo não está presente, porque eu digo que não está”; é a única razão da negação.

        Quem dos dois terá razão: Cristo-Deus – ou o protestante revoltoso?

        Vamos examinar o fato, não somente com um texto, mas com uma série de textos, que o crente (se ainda acredita na Bíblia) terá a bondade de verificar e de meditar, porque é uma página divina, que vou citar aqui, a qual se devia ler de joelho e em atitude de adoração.

        Eis, em S. João, os termos de que Jesus Cristo serviu, falando a primeira vez deste grande sacramento (6, 48-59): 48. Eu sou o pão da vida: vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. 50. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. 51. Eu sou o pão vivo, que desci do céu. 52. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente, e o pão que eu darei é a minha carne, para a vida do mundo.

        Que clareza nestas palavras!... Que quer dizer isso, ó crente: Eu sou o pão vivo – o pão que eu darei é a minha carne. É ou não é a carne de Cristo? É ou não é Cristo que será o pão que deve ser comido?... Deixe de cegueira e compreenda a palavra de Deus. Deus sabia falar e compreendia a significação das palavras!... Ou o amigo quer dar a Cristo uma lição de gramática ou sintaxe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!