Nosso Canal

sábado, 15 de março de 2014

V Parte - Explicação do Credo por São Francisco Xavier



V Parte
 Por Teodomiro Tadeu Viana Franco

A Igreja e os santos, que estão no céu com Deus, nunca rogam pelos mortos que estão no inferno, porque estes não têm nenhum remédio para irem ao paraíso; mas, a Igreja e os santos rogam por os mortos que estão em o purgatório e por os vivos que não vão ao inferno.


Jesus Cristo em sexta-feira morreu e a santíssima alma Sua, unida sempre com a divindade, descendeu ao limbo e tirou todas quantas almas lá estavam esperando pelo Filho de Deus, Jesus Cristo. Depois, ao terceiro dia, que é ao domingo, ressurgiu dentre os mortos, tornando sua alma santíssima a tomar o mesmo corpo que deixara, quando em a cruz morreu.

Depois que Jesus Cristo ressurgiu em corpo glorioso, apareceu à Virgem Santa Maria, Sua Mãe, e aos Seus amigos, os quais estavam tristes por Sua morte. Com Sua ressurreição gloriosa, consolou aos tristes desconsolados, perdoando aos pecadores seus pecados; e muitos creram em Jesus Cristo, depois que dentre os mortos O viram ressurgir, os quais, primeiro que morresse e ressurgisse, não quiseram crer. E ser isto assim verdade, São Tomé afirmou, dizendo: 

Creio que Jesus Cristo descendeu aos infernos e ao terceiro dia ressurgiu dos mortos.

— E depois que Jesus Cristo ressurgiu, quarenta dias esteve, neste mundo, pregando às gentes o que haviam de crer para irem ao paraíso. E neste tempo mostrou Sua santa ressurreição ser verdadeira, e aos que duvidavam, em Sua morte, que não havia de ressurgir. E, nestes quarenta dias, apareceu aos apóstolos e discípulos e a outros Seus amigos que duvidavam que ressurgisse, quando O viram morrer em o monte Calvário, na cruz; e nestes quarenta dias, os que não creram na morte e paixão de Jesus Cristo, que ao terceiro dia havia de ressurgir, acabaram de crer, sem mais duvidar, que Jesus era Filho de Deus verdadeiro, Salvador de todo o mundo, pois da morte à vida ressurgiu.

Ao fim de quarenta dias, foi Jesus Cristo a Monte Olivete, donde aos altos céus havia de subir, e com ele ia a Virgem Santa Maria, Sua mãe, e Seus apóstolos e outros muitos. E deste monte Olivete subiu Jesus Cristo aos altos dos céus, em corpo e em alma, e levou, em Sua companhia, à glória do paraíso, todas as almas dos santos Padres que do limbo tirou.

As portas dos céus se abriram, quando Jesus Cristo aos altos céus subiu, e os anjos do paraíso vieram acompanhar Jesus Cristo, para, com grande glória, O levarem onde estava Deus Padre, de onde, para salvar os pecadores, descendera ao ventre da gloriosa Virgem, tomando carne humana, para nele pagar nossas dívidas. De maneira que Jesus Cristo, Filho de Deus, pelos pecadores se fez homem e nasceu, morreu, ressurgiu e assubiu aos céus, onde à parte direita de Deus Padre se assentou. Sendo isto assim verdade, São Tiago Menor é que o disse: 

- Creio que Jesus Cristo subiu aos céus e está assentado à destra de Deus Padre todo poderoso.

E pois este mundo teve princípio, há de ter fim, de maneira que há de acabar; e assim como Jesus Cristo subiu aos céus, assim, quando o mundo se há de acabar, dos céus descenderá e dará a cada um o que merece. E certo, é verdade que todos os que creram em Jesus Cristo e guardaram Seus santos mandamentos serão julgados para irem à glória do paraíso, e os que em Jesus Cristo não quiseram crer, como são os mouros, judeus, gentios, irão para o inferno, sem nenhuma redenção e os maus cristãos que não quiseram guardar os dez mandamentos serão julgados por Jesus Cristo, para irem ao inferno. E no fim do mundo, todos os que forem vivos morrerão, porque todo homem com esta condição nasce, que há de morrer.

Pois Jesus Cristo, nosso Redentor, pelos pecadores morreu e ressurgiu, todos havemos de morrer e ressurgir; e também porque os corpos dos homens bons, que no fim do mundo forem vivos, não são santos nem gloriosos para que, com eles, possam subir aos céus, por isso é necessário morrerem; e, em sua ressurreição, tomarão os mesmos corpos, não sujeitos à paixão, como dantes eram. De maneira que, quando Jesus Cristo do céu descender, no dia do juízo, a julgar os bons e os maus, todos ressurgirão, começando do primeiro até o derradeiro que morreu. E por ser assim verdade, São Filipe disse:

Creio que Jesus Cristo do céu há de vir julgar os vivos e os mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!