Fonte: Mãe Cristã
Há duas coisas de que não se deve desesperar jamais: o coração de Deus e
o coração do homem.
O homem é um
doente curável e Jesus Cristo veio para o curar. “Ó bondade de Cristo!” exclama
São Bernardo, ó salutar remédio que os desgraçados não ousavam esperar! O amor
de Deus é tão gratuito e tão pronto, e a Sua misericórdia é tão admirável e tão
vasta que Ele nunca é surdo para os que O imploram. Ele ouve sempre porque Ele
é bom. E como são inefáveis as transformações que em nós opera a destra do
Altíssimo! Ontem sufocavas nas trevas; hoje exultas no meio de esplendores!
Ontem, nas
garras do leão; hoje, nas mãos do teu Deus! Ontem, às portas do inferno; hoje,
no seio do paraíso! Como é que o homem demora na atmosfera do pecado, que é a
fonte de todos os males e de todas as agonias, e não procura com empenho e
santo fervor a cura e a salvação, condições únicas da paz, da vida e da
felicidade?
O pecado é
para a alma o que a doença é para o corpo, e assim como há uma grande variedade
de doenças, há também uma grande diversidade de pecados. Todas essas moléstias
corporais, quem sabe, correspondem a moléstias semelhantes da alma e são destas
os tipos exteriores. Neste ponto de vista é que se compreende por que o
Evangelho faz menção particular dos doentes de toda a espécie a que o Salvador
restituiu a saúde.
Há, com
efeito, para a alma, como para o corpo, paralisias, infecções, febres
inumeráveis; há surdos, mudos e cegos espirituais.
A alma é
susceptível de ser ferida da lepra e da morte.
O divino
Salvador, multiplicando Seus milagres, de certo que não tinha em vista
simplesmente operar curas corporais. “O que Ele realizou de uma maneira
visível, era o indício das maravilhas idênticas que Ele produzia invisivelmente
nas almas”, diz Sto. Agostinho. E quando transmitiu aos Seus discípulos o
poder de curar, Ele tinha igualmente em vista, não as enfermidades do corpo,
mas as doenças bem mais graves e perigosas da vida moral. É neste sentido que
se deve entender o texto sagrado: “Eu não vim para os sadios, mas para
os doentes; não vim para os justos, mas para os pecadores.”.
Toda a
história evangélica nos mostra o cumprimento desta divina palavra. Jesus Cristo
ai aparece – ora sob a forma de um bom pastor que corre em busca da sua ovelha
deixando noventa e nove ovelhas fieis para procurar e trazer ao redil a única
que se havia desgarrado; ora é o pai do filho pródigo que, a vista das lágrimas
deste, esquece os seus pesares e ressentimentos e, lançando-se ao pescoço do
filho infeliz e humilhado e cobrindo-o de beijos, deixa transbordar toda a sua
alegria: "Regozijemo-nos! Porque ele estava perdido e o achei! Ele
estava morto e ei-lo ressuscitado!"
Jesus Cristo
não Se restringe a estas consoladoras parábolas. Seus atos reais vão muito além
do que Ele ensina. Ele acolhe com bondade todos os pecadores. Atende aos rogos
da filha de Canaã. Diz à mulher culpada: “Que aquele que não tem culpa
vos lance a primeira pedra!” E diz a todos: “Ide-vos, estais
perdoados; não pequeis mais de ora avante!”
Poderiam
tais atos, tais palavras, tais exemplos, deixar subsistir qualquer limite a
nossa confiança? Ah! Sem dúvida há mães que gemem sobre as quedas profundas de
seus filhos. Elas tremem com toda a razão, contemplando o abismo em que se
precipitam.
Não
desesperem, porém; não cessem nunca de contar com a misericórdia do Deus
Salvador!
Que, a exemplo
da viúva de Naim, elas acompanhem de suas preces e de suas esperanças o morto
que se transporta para o túmulo; e o Senhor fará o milagre de o ressuscitar.
Ele dirá, tocando o esquife: “Mancebo, levanta-te, eu te ordeno!” e o
restituirá a sua mãe.
Escutai
essas palavras de São Bernardo:
“Não há alma, por mais carregada de pecado, arraigada nos vícios e
mergulhada na lama, estrangeira na terra dos seus inimigos, segundo a língua
dos profetas – infamada de crimes e embora achando-se no número das que vão
para o inferno; não há alma, dizemos nós, caída e degradada de tal sorte que
não possa, enquanto ainda está neste mundo, invocar o nome de Jesus e respirar
na esperança do perdão e que no fundo do abismo, não consiga ainda elevar-se
até ao gozo das mais puras delícias da paz.” (São Bernardo. Serm. 83).
Todavia o
tratamento de almas, tal como foi divinamente estabelecido na Igreja, se faz
nas mesmas condições que o tratamento dos corpos.
A primeira
condição é sentir a doença.
É claro que
aquele que não se sentir doente não procurará recuperar a saúde. Ora,
desgraçadamente é esta a disposição de muitos pecadores. Eles não tem
consciência de nenhuma falta; julgam-se perfeitamente honestos e puros só
porque a seu modo de ver, preenchem os deveres da justiça para com o próximo.
Dizem-se bons pais, bons filhos, bons esposos. Que o sejam! Mas são
acaso bons cristãos?
Admita-se que eles dão a César o que é de César; Mas dão a Deus o que é
de Deus?
Eles são fiéis nas suas relações com a terra; mas serão justos e
íntegros nas suas relações com os céus?
Não; estes
homens cuja consciência se acha assim obscurecida, não se sentem doentes, e por
conseguinte não são suscetíveis de cura.
Aliás, o
natural do espírito do mundo é adormecer a consciência e torná-la inacessível
as emoções espirituais, como o fazem certas substâncias soporíferas que
adormentam os membros do corpo, permitindo que se os corte impunemente.
Que é
preciso, pois, para obter a cura de tais almas? É preciso rezar por elas e
fazer que elas rezem também. É preciso recordar-lhes a doutrina da salvação e
edificá-las com os exemplos dos cristãos que põe essa doutrina em prática.
A segunda
condição do restabelecimento da saúde moral é recorrer ao médico. Se há médicos
para o corpo, há-os também para a alma. Tanto estes como aqueles fazem profundo
estudo da arte de curar e, por consequência, conhecem bem as doenças e os
remédios.
Foi Jesus
Cristo que instituiu o médico da alma: “Eu vos envio como Meu Pai Me
enviou”, isto é, eu vos envio para dissipar as trevas do espírito,
para distribuir a paz entre as boas-vontades, para curar as chagas, para
reabilitar o homem e as sociedades e para salvar o mundo.
“Tudo que ligardes na terra será ligado no céu; e o que desligardes na
terra será desligado no céu”.
"Os pecados que houverdes perdoado serão perdoados e os que
houverdes retido serão retidos."
Eis ai o que
constitui o poder do médico espiritual. Eis ai a missão do sacerdote católico.
Jesus Cristo projeta um sopro luminoso Divino na fronte do padre e nela imprime
um selo indelével; e esse dom sagrado, independentemente da ciência dos estudos
e das virtudes pessoais, encerra por si só a graça de curar doentes.
É a estes
médicos, dotados de uma invencível discrição, que se deve recorrer; é a eles
que deveis descobrir a vossa consciência e mostrar as vossas feridas.
Que alívio
nos trás a confissão das faltas! Quando o coração está torturado pelos
remorsos, não é como de imperiosa necessidade transvasar-lhe o excesso em outro
coração?
A confissão seria uma prática espontânea da natureza humana, mesmo
quando não fosse um ato consagrado pela religião.
Mas a
confissão só por si, não basta para a cura das almas. Também, para as doenças
do corpo não basta consultar o médico. Que é preciso ainda? Seguir-lhe a
receita e observar-lhe as prescrições. E ai temos a terceira condição da saúde
moral. Trata-se de tornar a entrar em relações com Deus; e para isto a alma
impura tem necessidade de se purificar. A natureza do mal indica a natureza do
remédio; cumpre antes de tudo desfazer das correntes que paralisam os
movimentos, isto é, reparar as faltas, corrigir os costumes, avivar a piedade,
elevar a intenção, fortificar as resoluções e enfim restituir a Deus todas as
potências da alma. Tais são as virtudes curativas da penitência.
As mães
cristãs, que meditarem essas consoladoras verdades, tirarão delas, para si e
para seus filhos, instruções práticas. Se elas se sentem doentes e acabrunhadas
pelo peso das enfermidades espirituais, não tem mais do que preencher humildemente
as condições de que dependem a saúde e a vida; e se ao contrário estão de pé e
cheias de força, devem, em todo caso, usar de cautela, conservando-se
vigilantes sempre, a fim de não caírem! Mas sobretudo não desanimem nunca!
Não duvidem
jamais do poder da bondade do Divino Salvador!
“Eu não desejo a morte do pecador; Eu só desejo que ele se converta e
que viva!”
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