Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
(Sermo 293,1-3: PL
38,1327-1328)
(Séc.V)
(Séc.V)
A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado. Dentre os nossos antepassados, não há nenhum cujo nascimento seja celebrado solenemente. Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: tal fato tem, sem dúvida, uma explicação. E se não a soubermos dar tão bem, como exige a importância desta solenidade, pelo menos meditemos nela mais frutuosa e profundamente. João nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem.
O pai de João não acredita que ele possa nascer e fica mudo; Maria acredita, e Cristo é concebido pela fé. Eis o assunto que quisemos meditar e prometemos tratar. E se não formos capazes de perscrutar toda a profundeza de tão grande mistério, por falta de aptidão ou de tempo, aquele que fala dentro de vós, mesmo em nossa ausência, vos ensinará melhor. Nele pensais com amor filial,a ele recebestes no coração, dele vos tornastes templos.
João apareceu, pois, como ponto de encontro entre os dois Testamentos, o antigo e o novo. O próprio Senhor o chama de limite quando diz: A lei e os profetas até João Batista (Lc 16,16). Ele representa o antigo e anuncia o novo. Porque representa o Antigo Testamento, nasce de pais idosos; porque anuncia o Novo Testamento, é declarado profeta ainda estando nas entranhas da mãe. Na verdade, antes mesmo de nascer, exultou de alegria no ventre materno, à chegada de Maria. Antes de nascer, já é designado; revela-se de quem seria o precursor, antes de ser visto por ele. Tudo isto são coisas divinas, que ultrapassam a limitação humana. Por fim, nasce. Recebe o nome e solta-se a língua do pai. Relacionemos o acontecido com o simbolismo de todos estes fatos.
Zacarias emudece e perde a
voz até o nascimento de João, o precursor do Senhor; só então recupera a
voz. Que significa o silêncio de Zacarias? Não seria o sentido da profecia
que, antes da pregação de Cristo, estava, de certo modo, velado, oculto, fechado?
Mas com a vinda daquele a quem elas se referiam, tudo se abre e torna-se claro.
O fato de Zacarias recuperar a voz no nascimento de João tem o mesmo significado
que o rasgar-se o véu do templo, quando Cristo morreu na cruz. Se João se anunciasse
a si mesmo, Zacarias não abriria a boca. Solta-se a língua, porque nasce aquele
que é a voz. Com efeito, quando João já anunciava o Senhor,
perguntaram-lhe: Quem és tu? (Jo 1,19). E ele respondeu: Eu sou a voz do que
clama no deserto (Jo 1,23). João é a voz; o Senhor, porém,no princípio era
a Palavra (Jo 1,1). João é a voz no tempo; Cristo é, desde o princípio, a
Palavra eterna.
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