Das Cartas de Santo Atanásio, bispo
(Ep. l ad Serapionem, 28-30: PG 26,594-595.599)
(Séc. IV)
(Ep. l ad Serapionem, 28-30: PG 26,594-595.599)
(Séc. IV)
Não
devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja católica, tal
como o Senhor ensinou, tal como os apóstolos pregaram e os Santos Padres
transmitiram. De fato, a tradição constitui o alicerce da Igreja, e todo aquele
que dela se afasta deixa de ser cristão e não merece mais usar este nome.
Santo Atanásio |
Ora,
a nossa fé é esta: cremos na Trindade santa e perfeita, que é o Pai, o Filho e
o Espírito Santo; nela não há mistura alguma de elemento estranho; não se
compõe de Criador e criatura; mas toda ela é potência e força operativa; uma só
é a sua natureza, uma só é a sua eficiência e ação. O Pai cria todas as coisas
por meio do Verbo, no Espírito Santo; e deste modo, se afirma a unidade da
Santíssima Trindade. Por isso, proclama-se na Igreja um só Deus, que reina
sobre tudo, age em tudo e permanece em todas as coisas (cf. Ef 4,6). Reina
sobre tudo como Pai, princípio e origem; age em tudo, isto é, por meio do
Verbo; e permanece em todas as coisas no Espírito Santo.
São
Paulo, escrevendo aos coríntios acerca dos dons espirituais, tudo refere a Deus
Pai como princípio de todas as coisas, dizendo: Há diversidade de dons, mas um
mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há
diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos
(lCor 12,4-6).
Os
dons que o Espírito distribui a cada um vêm do Pai por meio do Verbo. De fato,
tudo o que é do Pai é do Filho; por conseguinte, as graças concedidas pelo
Filho, no Espírito Santo, são dons do Pai. Igualmente, quando o Espírito está
em nós, está em nós o Verbo, de quem recebemos o Espírito; e, como o Verbo,
está também o Pai. Assim se cumpre o que diz a Escritura: Eu e o Pai viremos a
ele e nele faremos a nossa morada (Jo 14,23). Pois onde está a luz, aí também
está o esplendor da luz; e onde está o esplendor, aí também está a sua graça
eficiente e esplendorosa.
São
Paulo nos ensina tudo isto na segunda Carta aos coríntios, com as seguintes
palavras: A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito
Santo estejam com todos vós (2Cor 13,13). Com efeito, toda a graça que nos é
dada em nome da Santíssima Trindade, vem do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo.
Assim como toda a graça nos vem do Pai por meio do Filho, assim também não
podemos receber nenhuma graça senão no Espírito Santo. Realmente, participantes
do Espírito Santo, possuímos o amor do Pai, a graça do Filho e a comunhão do
mesmo Espírito.
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