Nosso Canal

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma aventura para a felicidade


Publicamos quase integralmente o texto da intervenção intitulada: «Um nome para a eternidade. Breve teologia da vocação sacerdotal», que o arcebispo secretário da Congregação para a Educação Católica apresentou no dia 2 de Julho, durante o encontro anual do «European Vocations Service», organizado na localidade de Horn (Áustria), pela comissão do conselho das conferencias episcopais da Europa.

JEAN-LOUIS BRUGUES

Cada vida cristã é uma aventura. Ela começa a partir de um chamamento que o Senhor nos lança no momento do nosso batismo. Nós passamos a nossa existência a decifrar este chamamento: «O que o Senhor espera de mim?» e, sucessivamente, a responder-lhe. A resposta positiva é-nos oferecida numa das mais bonitas narrações de vocação, que encontramos na Bíblia. Ao menino Samuel, que tinha ouvido pronunciar o seu nome várias vezes no meio da noite, o idoso Heli aconselha a dizer: «Falai, Senhor; o vosso servo escuta!» (I Sm 3,9). Desta narração tiro quatro sugestões de reflexão: a chamada ressoa no meio da noite e, por conseguinte, conservará sempre, também diante dos nossos olhos, um aspecto misterioso e incomunicável; ela pode ser dirigida cedo a nós na nossa vida (Samuel é muito jovem); ela reveste sempre uma forma personalizada (Samuel é chamado pelo nome, enquanto os outros nada ouvem); e uma terceira pessoa é necessária para a autenticar, uma vez que ela ressoa na obscuridade (neste caso, o profeta Heli).
  

Para os cristãos - repitamo-lo - o primeiro momento em que ressoa a chamada é o batismo. No momento em que recebemos o nosso nome, Cristo escolhe-nos. Ele determina, se assim posso dizer, a sua propriedade: que o saibamos quer não, quer o desejemos quer não, nós somos seus. Como um Deus cioso, Ele sussurrar-nos-á até ao nosso último suspiro: «Tu és meu, inteiramente meu. Tu pertences-me para sempre, e jamais afastarei o meu Rosto de ti. Conservo gravado em ti um sinal indelével; estipulei contigo uma aliança eterna. Tu podes fingir que nada ouviste, podes afastar-te de mim, podes comportar-te como se este batismo nunca tivesse existido, porque Eu amo unicamente homens livres. Tu podes mesmo correr o risco da aventura comigo, podes corresponder à minha amizade por ti com uma amizade por mim. No entanto, sabe que te dei um nome, e este nome caracterizar-te-á para toda a eternidade».
 
A esta aventura, a tradição cristã confere o bonito nome da santidade. A vocação à santidade percorre a Bíblia inteira: «Sede santos, porque Eu, o Senhor vosso Deus, sou santo» (Lv 19, 2; quanto a nós, poderíamos traduzir igualmente bem: «Sede santos, como Eu sou santo»). Esta santidade poderia parecer terrivelmente distante, até mesmo impossível: como imitar a santidade de um Deus que não se vê, que não pode sequer ser aproximado, sob a pena de morrer? Mediante a sua encarnação, Cristo - Aquele que é a imagem perfeita - tornou sensível a imagem do Deus invisível. Graças a Ele, a santidade fez-se mais próxima, mais alcançável, diria mais familiar. «Eu sou manso: também vós sede mansos». «Eu sou misericordioso: também vós sede misericordiosos». Nós podemos declinar deste modo cada uma das bem-aventuranças. Para os batizados, a santidade consiste, por conseguinte, numa imitação da santidade de Jesus Cristo. O Concílio Vaticano 11 recorda de maneira oportuna - porque este aspecto poderia ter sido anulado ao longo dos últimos séculos - que a chamada à santidade se dirige a todos os batizados, sem qualquer exceção: «Todos os fiéis cristãos, de qualquer condição ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade» (Lumen gentium, 40). Para um batizado, a santidade não constitui uma opção, mas uma obrigação.


Não obstante a vocação à santidade se dirija a todos, ela reveste sempre uma forma personalizada. Voltamos a encontrar aqui a importância do nome: Deus chama cada um por nome, e cada um terá o seu próprio modo de responder a este chamamento. A santidade é sempre singular: a diversidade extraordinária das personalidades dos santos demonstra-o de modo oportuno. Neste sentido, as várias formas de santidade pessoal não são comparáveis entre si; cada uma é única, cada uma delas é original.

A chamada é personalizada: «Tu, vem dentro de mim», tu, e não uma outra pessoa; a resposta da nossa parte é personalizada pelo nosso temperamento, pela nossa história individual e por todos os acontecimentos que teceram a trama da nossa existência.
 
Por conseguinte, nós passamos a nossa vida a decifrar a chamada do Senhor, ou seja, o sonho que o Senhor alimentou para cada um de nós; transcorramos a nossa existência, se pelo menos quisermos ser fiéis ao nosso batismo, a responder a este chamamento. Vós bem sabeis que na Bíblia o nome resume sozinho a pessoa inteira.

Aqui, o nome justifica uma personalização dupla. Personalização daquele que toma a iniciativa de chamar: «Tu, Samuel», «Tu, Filipe», «Tu, pescador, que estás a preparar as redes», «Tu, cobrador de impostos» - os Evangelhos sinópticos tiveram o bom cuidado de citar cada uma das chamadas dirigidas aos discípulos. E personalização daquele que é chamado. Assim, a vocação comporta uma vertente dúplice: objetiva (o chamamento lançado) e subjetiva (a resposta oferecida).

Na narração bíblica de Samuel, que deu início à nossa reflexão, entrevimos três personagens: a criança, a voz que desperta e a terceira pessoa que interpreta. O fato é que a aventura da vocação não se realiza com duas pessoas, como poderia deixar crer uma abordagem individualista - eu e o meu Deus - mas com três. Quem é o terceiro parceiro? Para responder a esta interrogação, é necessário recordar que foi do agrado de Deus fazer da santidade pessoal uma aventura coletiva. A esta aventura comunitária, nós damos o nome de Igreja. A Igreja não é senão a aventura conjunta da santidade, em síntese, a aventura de toda a humanidade.

No Catecismo da Igreja Católica nos lemos: «Na Igreja, esta comunhão dos homens com Deus pela "caridade, que jamais passará" (I Cor 13,8), é o fim que determina tudo quanto nela é meio sacramental, ligado a este mundo que passa... "A sua estrutura está completamente ordenada à santidade dos membros de Cristo"» (n.773). A messe tem necessidade de trabalhadores, a missão precisa de servidores. E por este motivo que o Senhor escolhe sacerdotes para si. Ele chama homens para O reproduzirem no seu próprio ser - palavras, gestos e até mesmo a identidade física - para agirem em seu Nome, tornando-se os pastores do seu povo. «O presbítero é inserido sacramentalmente na comunhão com o Bispo e com os outros presbíteros, para servir o Povo de Deus que é a Igreja e atrair todos a Cristo» (Exortação Apostólica Pastores dabo vobis,12). Servir: eis, sem qualquer dúvida, a palavra chave que nos permite aceder ao mistério do sacerdócio.

Por que razão um, em vez de outro? Por que eu? Por que motivo fui chamado a tornar-me sacerdote? Somente Deus conhece a resposta a estas perguntas. Aqui, seria necessário recordar a bonita e difícil teologia da eleição. Com efeito, a Bíblia leva-nos a ver que o Senhor sempre escolheu livremente, em conformidade com critérios que não são os nossos, por vezes correndo o risco de nos escandalizar. Por que motivo Israel, e não um outro povo? Além disso, este não era o melhor dos povos.

Por que o menor, e não o maior? Por que razão o mais jovem, que parece também o menos experiente (cf. a escolha de David)? Deus escolhe com uma liberdade soberana. Só descobrirei a razão da minha vocação sacerdotal quando me encontrar na sua presença. E aqui, portanto, que se apresenta uma questão crucial: por um lado, é necessário que eu me alicerce nas minhas intuições, nas minhas aspirações, nos meus desejos e até mesmo nos meus sonhos, para descobrir que Deus me chama para o seu serviço, sob esta modalidade de presbítero; por outro lado, não devo fazer destes impulsos da minha personalidade algo absoluto, mas sim submetê-los ao juízo de outro, da Igreja.

O profeta Reli compreendeu que a voz vinha de Deus, mas o menino, que de resto tinha sido escolhido, não o tinha entendido. Somente a Igreja pode autenticar esta chamada e fazê-la sua A ela compete chamar ou não ao ministério presbiteral aqueles que se sentem atraídos por Ele. Era pouco depois, do mês de Maio de 1968: o arcebispo de Paris tinha sido convidado a particular numa transmissão televisiva. Desejava-se interrogá-lo sobre a crise de ministério. Numa certa altura, recordo-me muito bem, com a admiração dm demais participantes, o arcebispo dirigiu-se para a telecâmara e, fixando os olhos no rosto dos espectadores, proferiu estas palavras: «Tenho necessidade de vós! Admito!», como o teria feito e senhor da messe, da parábola evangélica. Ele tinha razão: a Igreja chama ao serviço da sua missão o sacerdote de, qual ela tem necessidade.
 
A propósito: certamente conhecemos algumas daquelas situações afinal dramáticas, em que o candidato traz consigo como que uma ferida a rejeição do bispo de o chamar. Então, é grande a tentação de procurar outro bispo mais compreensivo ou menos lúcido: estas demissões de seminário em seminário, conduzidas mais ou menos honestamente, representam - digamo-lo com toda a franqueza - uma chaga para a Igreja deste tempo.

Com efeito, a Igreja discerne as vocações, a Igreja chama ao ministério presbiteral. A Igreja forma os candidatos. Quando os bispos, em visita ad limina, vêm também à sede da Congregação para a Educação Católica, nós repetimos sempre a mesma mensagem: a formação dos presbíteros é deveras importante; colocai nos vossos seminários os melhores dos vossos sacerdotes como educadores. Sem dúvida, estes sacerdotes farão falta na pastoral imediata; no entanto, o porvir da diocese depende amplamente da qualidade dos futuros sacerdotes.

Finalmente, a Igreja confiará amanhã aos jovens presbíteros a missão que parecerá a mais adequada às suas próprias capacidades. Fazer nascer, educar e lançar na vida: se pensarmos bem, todas estas atividades são por sua natureza maternas. Portanto, é necessário voltar a descobrir a dimensão maternal da Igreja. Uma lembrança volta ao meu pensamento. Certa vez fui a um grande centro da minha diocese. Um grupo de oito adolescentes preparavam-se para receber a confirmação - eram os primeiros que tinham pedido para receber este sacramento, depois de vinte e oito anos! Fiquei admirado diante da sua naturalidade, do seu bom humor e principalmente da sua capacidade de rezar: eles entravam nas orações como um pato entra na água! E perguntaram-me o que representava a Igreja para mim: respondi-lhes que tinha aprendido a amar a Igreja como uma mãe. Eles gostaram desta minha resposta. Por outro lado, a sua acompanhadora não conseguiu conter-se e disse: «Como uma mãe? Eu nunca tinha pensado nisto. O senhor não pensa que isto é um pouco obsoleto?». Não, não se pode saber o que é realmente a Igreja, se não a considerarmos como a nossa própria mãe. E precisamente por este motivo que o sacerdote é chamado a alimentar uma devoção particular à Virgem Maria, Mãe da Igreja e por conseguinte sua própria mãe.

Pudemos ponderar sobre a chamada em si mesma, lançada por Deus, sobre aquela que quisemos denominar a vertente objetava da vocação. Mas ainda temos que meditar sobre a vertente subjetiva. Por isso, levantam-se duas interrogações gerais: como chegar à convicção de que o Senhor me chama verdadeiramente a esta existência, neste caso, a tornar-me sacerdote? Como posso responder a este chamamento?

Ainda: como saber precisamente para o que o Senhor me chama? Como chegar a ter uma convicção que apóie a minha decisão? Vós conheceis as respostas clássicas, que têm todas a sua importância de verdade: rezar, pedir conselhos particularmente no contexto da guia espiritual e sobretudo tornar dócil o próprio coração, de maneira a torná-lo disponível e aberto à vontade divina.

Eu deveria deixar de lado o apoio da comunidade - família, paróquia, movimento, etc.; por um lado, vemos que o acompanhamento feito por estas comunidades é necessário, a fim de que a vocação não se perca nas areias da solidão; por outro, sabemos também que algumas famílias procuram principalmente desencorajar estas vocações (“E um beco sem saída”, dizia uma mãe de família) e que às vezes as outras comunidades cristãs hesitam em falar delas, embora as situações tenham evoluído de maneira mais positiva nestes últimos tempos.

Mais uma vez, a resposta sugerida ao jovem Samuel pelo profeta Heli parece-nos a melhor: «Fala, Senhor, o teu servo está à tua escuta». Mas, exatamente, como Deus fala? Ele constrói -se assim o posso dizer- setas de todas as madeiras, e indica-nos o seu desígnio de muitas formas, por vezes das maneiras mais inesperadas. Um livro, um filme - aqui, ou louvor especial a The Tree of Lifé, que constitui um dos filmes mais cristãos destas últimas décadas um programa televisivo - nos Estados Unidos até na imprensa se vêem anúncios publicitários que exaltam a entrada no seminário ou numa casa religiosa -encontros determinantes, um testemunho de sacerdotes que nos parece entusiasmante e digno de imitação- a tristeza de um presbítero pode ser um controtestemunho. Eis, por conseguinte, alguns dos sinais objetivos através dos quais o Senhor procura fazer-nos conhecer a sua vontade a propósito de nós. Tudo se torna sinal de Deus, para quantos dispõem o próprio coração em sintonia com a vontade divina.

No entanto, existe "um sobre o qual eu gostaria de meditar um pouco mais. O melhor sinal permanece a própria pessoa! Com efeito, é no conhecimento de nós mesmos que descobrimos progressivamente que o nosso modo particular de viver o nosso batismo passa de maneira obrigatória através de tal opção de vida. A nossa índole, o nosso temperamento, as nossas aspirações -como dizíamos antes- os nossos sonhos, em síntese, a nossa personalidade, são todos sinais do primeiro discernimento. O antigo conselho que se encontrava escrito no pórtico do templo de Delfi nada perdeu da sua atualidade: «Conhece-te a ti mesmo». Quem não se conhece a si próprio, é incapaz de escolher. Equivocando-se acerca de si mesmo, erraria necessariamente a respeito do seu futuro. Fazendo uma opção definitiva, na realidade assumiria um compromisso por outro alguém, diferente de si mesmo: compreender-se, antes de poder doar-se. Portanto, é necessário alcançar uma maturidade real, antes de se decidir. Indubitavelmente, trata-se de um dos principais desafios que a nossa sociedade lança à vocação sacerdotal. Ela, que cultiva uma forma de indeterminação, uma espécie de imaturidade, deixando crer que é melhor adiar quanto mais possível o momento da escolha, com a finalidade de conservar a própria liberdade, ou ainda, que nenhuma escolha poderia ser definitiva e comprometer para a vida inteira. Foi quanto eu mesmo aprendi, preparando muitos casais para o matrimônio: hoje, como dizíamos, experimentamos um sentimento muito forte um pelo outro. E eu perguntava-lhes: mas se amanhã, como é inevitável, este sentimento se debilitar ou até mesmo desaparecer, o que fareis? A resposta era sempre a mesma: se nos transformarmos a nós mesmos, mudaremos também os nossos compromissos.

Daquilo que acabei de afirmar, tiro uma conclusão pessoal: para cada um de nós só existe uma única vocação. O Senhor não nos oferece um leque de possibilidades; não nos encontramos equidistantes destas diferentes possibilidades: verdadeiramente uma só nos é conveniente. Os moralistas explicarnos-iam que aqui não existe matéria para a liberdade de indiferença. Portanto, a vocação não é uma chamada que viria de fora de nós próprios, permanecendo alheia a nós mesmos; não, o Senhor orientou todo o nosso ser em vista do chamamento que nos lança.

Fomos concebidos e modelados em todas as fibras do nosso ser, em função desta chamada. Com outras palavras, a vocação não encontra em nós seres indeterminados, mas sim verdadeiramente programados - como se fala de programa na genética - em função dela. Aqui utilizaria a expressão agostiniana de predestinação, mas num sentido diverso do original: no que se refere à nossa vocação, sim, nós somos efetivamente predestinados. Seria necessário citar aqui o magnífico Salmo 139: «A palavra ainda não me chegou à língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Vós cercais-me por trás e pela frente, e estendeis sobre mim a vossa mão. Fostes vós que plasmastes as entranhas do meu corpo, vós me tecestes no seio da minha mãe. Para onde irei, longe do vosso Espírito? Para onde fugir, afastado do vosso olhar? Se eu tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda a vossa mão que lá me levará, é a vossa direita que me sustentará». Um único chamamento na vida, e não outro. É Deus quem chama e portanto não poderia, se assim o posso dizer, «des-chamar».
Se vós compartilhardes esta convicção, sentir-vos-eis mais à vontade para responder à segunda interrogação, que fizemos mais acima: por que responder sim ao Senhor? Porque não se pode agir de outra maneira. E de modo algum porque o Senhor nos impõe a sua vontade à maneira de um soberano arbitrário; podemos dizer não, mas dizer não seria como negar-nos a nós mesmos, considerando que fomos preparados para esta missão desde toda a eternidade. Como o diz ainda a Bíblia, diante de cada um de nós, o Senhor dispôs uma escolha: entre a vida e a morte; somos livres de estender a nossa mão para uma ou para a outra (cf.Eclo15,16-17). Mas escolher a morte significa verdadeiramente escolher?

Por que devo responder sim, se o Senhor me chama a tornar-me sacerdote? Muito simplesmente, porque se trata da minha própria felicidade. Ser presbítero, para ser feliz. Sem dúvida, este caminho inclui renúncias: ao matrimônio (mas de modo algum à amizade), aos filhos (mas decerto não à paternidade espiritual), ao prestígio social (mas para comunicar a vida do próprio Deus). Além disso, cada existência humana exige renúncias. Ser feliz como sacerdote, não obstante estas renúncias, ou até por causa delas, porque não existe maior felicidade do que dar a própria vida pelos amigos. Preferir servir, porque servir é uma honra.
Para terminar esta reflexão, gostaria de meditar sobre uma texto particularmente emocionante. No dia 18 de Setembro de 1994, João Paulo II encontrava-se com os jovens da diocese italiana de Lecce. E falava-lhes sobre a vocação, sobre todas as formas de vocação. Esta meditação magnífica a propósito do vínculo existente entre a vocação e a felicidade é válida também para nós: «O jovem começa a programar a sua vida e vive com este desígnio, enquanto procura realizar este projeto, preparando-se para a sua realização. Em síntese, isto chama-se também vocação, porque aquele programa que tu querida jovem, tu caro jovem, julgas como tua propriedade, provém também ao mesmo tempo de Deus, é sugerido pelo Espírito Santo, e é necessário uma colaboração com o Espírito Santo para identificar este desígnio, aprofundá-lo e em seguida realizá-lo bem, para encontrar a felicidade, porque o projeto realizado traz consigo esta felicidade, esta felicidade para a qual Deus nos chama. Todos nós somos chamados para a felicidade em Deus, através deste nosso programa que provém também dele. Nós aceitamo-lo e realizamo-lo, e depois ele encontra a sua última etapa no próprio Deus».

L’Osservatore Romano, ed. portuguesa, nº. 2171, 30-07-2011. Pp. 6-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!