SÃO BERNARDO, ABADE E DOUTOR DA IGREJA
Nasceu no ano 1090 perto de Dijon
(França) e recebeu uma piedosa educação. Admitido, no ano 1111, entre os Monges
Cistercienses, foi eleito, pouco tempo depois, abade do mosteiro de Claraval.
Com a sua atividade e exemplo exerceu uma notável influência na formação
espiritual dos seus irmãos religiosos. Por causa dos cismas que ameaçavam a
Igreja, percorreu a Europa para restabelecer a paz e a unidade. Escreveu muitas
obras de teologia e ascética. Morreu em 1153.
***
Homilía
sancti Bernárdi Abbátis
(Homilia de
São Bernardo Abade)
Homilia 1
supra Missus est, n. 7-8
“E Ele lhes era submisso”. Quem era
submisso a quem? Deus ao homem! Deus, repito-o, a Quem os Anjos são submissos,
Que os Principados e Potestades obedecem, era submisso a Maria, e não somente a
Maria, mas a José também, por causa de Maria. Maravilhemo-nos, pois, com os
dois, e escolhamos o que maravilha mais: se é a benigníssima condescendência do
Filho, ou a excelentíssima dignidade da Sua Mãe. Ambas nos estupefazem, e ambas
são milagres. Que Deus obedeça uma mulher, é humildade ímpar; que uma mulher
reja Deus, uma elevação incomparável. Em louvor às virgens, canta-se,
particularmente, que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá. De que louvor,
portanto, é digna Aquela que até vai diante d’Ele?
Aprende, ó homem, a obedeceres!
Aprende, ó terra, a te submeteres! Aprende, ó pó, a seres submisso! O
Evangelista, falando de teu Criador, disse : “E Ele lhes era submisso”. E não
há dúvida de que isso nos evidencia que Deus era submisso a Maria e José. Que
vergonha para ti, ó ser de pó e cinzas! Deus Se abaixou, e tu, ó criatura
tirada da terra, te exaltas? Deus Se submeteu ao homem, e tu, sempre tão ávido
por te fazer senhor dos homens, ousas desmandar teu próprio Criador? Porque
todas as vezes que Eu desejo preeminência sobre os homem, me esforço para
superar Deus. Porque d’Ele foi dito : “Ele lhes era submisso”. Se tu desdenhas,
ó homem, seguir o exemplo do homem, pelo menos poder seguir o exemplo do teu
Criador sem desonra. Se, por acaso, não podes segui-l’O onde quer que Ele vá,
digna-te, ao menos, segui-l’O nesse ponto no qual Ele Se rebaixou, desprezando
a própria reputação pelo bem daqueles como tu.
Se não podes entrar para os caminhos
sublimes da virgindade, ao menos segue Deus pela estrada seguríssima da
humildade. Quem se desvia desse caminho reto, mesmo que seja virgem, a verdade
seja dita, não segue o Cordeiro por onde quer que Ele vá. O homem humilde,
mesmo que manchado de pecado, segue o Cordeiro ; a virgem, se é orgulhosa,
também segue ; mas nenhum dos dois O segue por onde quer que Ele vá. O primeiro
não pode atingir a pureza do Cordeiro, porque Ele é sem mancha ; a última não
se digna descer à Sua mansidão, que cala não diante do tosquiador, mas fica
mudo diante do próprio assassino. Ainda assim, o pecador que segue em humildade
escolheu um caminho mais salvífico do que o homem orgulhoso que segue em
virgindade ; porque o humilde presta satisfação, e é limpo de sua impureza, mas
a castidade do orgulhoso é manchada pela sua soberba.
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