À Rota Romana, Francisco afirma que a Igreja
continua a propor casamento não como um ideal para alguns, mas como uma
realidade que pode ser experimentada por todos os batizados
No caminho sinodal sobre a família, a Igreja tem "mostrado ao mundo
que não pode haver confusão entre a família desejada por Deus e todos os outros
tipos de uniões". Foi o que disse o Papa Francisco ao receber na manhã
desta sexta-feira, 22, no Vaticano, juízes, funcionários e advogados da Rota
Romana, na abertura do ano judicial.
O Santo Padre lembrou que a Rota "é o Tribunal de Família",
mas também "o tribunal da verdade do vínculo sagrado", dois aspectos
"complementares" porque a Igreja mostra o ''amor misericordioso de
Deus" para as famílias", especialmente aquelas feridas pelo pecado e
provações da vida", e ao mesmo tempo proclama "a verdade essencial do
casamento de acordo com o plano de Deus."
Depois de sublinhar que o Sínodo reiterou que "não pode haver
confusão entre a família desajada por Deus e qualquer outro tipo de
união", Francisco disse que a Igreja, por meio do serviço de Rota,
"visa declarar a verdade sobre o casamento no caso concreto, para o bem
dos fiéis" e "ao mesmo tempo ter sempre presente que aqueles que, por
opção ou circunstâncias infelizes da vida, vivendo em um estado objetivo de
erro, ainda continuam a ser objeto do amor misericordioso de Cristo e, por
conseguinte, da própria Igreja".
"A família, fundada no matrimônio indissolúvel, unitivo e
procriador, pertence ao "sonho" de Deus e à sua Igreja para a
salvação da humanidade", explicou o Pontífice, lembrando que "Deus
quis compartilhar seu amor dos cônjuges: do amor pessoal que ele tem para cada
um deles e para o qual os chama para ajudar a si mesmos e dar-se um ao outro
para alcançar a plenitude de suas vidas pessoais; e do amor que ele traz
para a humanidade e para todos os seus filhos, e para a qual deseja multiplicar
os filhos dos homens para torná-los partícipes da sua vida e sua felicidade
eterna".
A família, acrescentou, é "Igreja doméstica" e "o
‘espírito de família’ é uma carta constitucional para a Igreja: Assim o
cristianismo deve parecer e assim deve parecer, e assim deve ser". E a
Igreja sabe que entre os cristãos, "alguns têm uma fé forte, formada pela
caridade, reforçada pela boa catequese e alimentada pela oração e vida sacramental,
enquanto outros têm uma fé fraca, negligente, não formada, pouco educada, ou
esquecida”.
Sobre o peso da fé pessoal sobre a validade do casamento, o Papa
reiterou "com clareza que a qualidade da fé não é uma condição essencial
do consentimento matrimonial, que, de acordo com a doutrina de todos os tempos,
pode ser extraído apenas em um nível natural". Na verdade, o dom recebido
no Batismo "continua a ter influência misteriosa na alma, mesmo quando a
fé não foi desenvolvida e psicologicamente parece estar ausente". Não é
raro que os esposos no momento da celebração tenham "uma consciência
limitada da plenitude do plano de Deus, e só então, na vida familiar, descobrir
tudo o que Deus Criador e Redentor estabeleceu para eles".
"As deficiências de formação na fé e também o erro relativo à
unidade, a indissolubilidade e a dignidade sacramental do matrimônio viciam o
consentimento matrimonial se determinarem a vontade", precisou o
Pontífice. "É por isso que os erros que afetam a natureza sacramental do
matrimônio devem ser ponderados com muito cuidado."
"A Igreja, com um renovado sentido de responsabilidade, continua a
propor casamento, na sua essência - descendentes, bem dos cônjuges, unidade,
indissolubilidade, sacramentalidade - não como ideal para alguns, apesar dos
modelos modernos centrados no efêmero e no transitório, mas como uma realidade
que, na graça de Cristo, pode ser experimentada por todos os fiéis
batizados", concluiu o Bispo de Roma. Precisamente por este motivo, é
urgente, do ponto de vista pastoral, envolver toda a Igreja na preparação
adequada do casal no casamento "em uma espécie de novo catecumenato, tão
desejada por alguns Padres sinodais."
Créditos: Redação com La Stampa
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