Nosso Canal

sábado, 25 de outubro de 2014

“O diálogo não pode substituir a missão”.

Roma - (Sexta-feira, 24-10-2014, Gaudium Press- Centenas de alunos da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma ouviram com atenção a mensagem que o Papa Emérito lhes dirigiu por ocasião da inauguração da nova "Aula Magna Bento XVI".

O discurso foi proferido no último dia 21 quando Bento XVI, entre várias afirmações, lembrou que os cristãos anunciaram Jesus Cristo pelo dever de transmitir a alegria da boa notícia, não para ganhar membros para a Igreja, mas "porque sentimos o dever de transmitir a alegria que nos foi dada".

Eis, em sua íntegra, as palavras do pronunciamento do Papa Emérito:

"Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha sincera gratidão ao Reitor e as autoridades acadêmicas da Pontifícia Universidade Urbaniana, e altos funcionários, e representantes dos estudantes para a sua proposta para ser titular da Aula Magna.

Quero agradecer especialmente ao Reitor da Universidade, o cardeal Fernando Filoni, por sediar esta iniciativa. É uma grande alegria para mim estar sempre tão presente na obra da Pontifícia Universidade Urbaniana.

No curso de várias visitas que tive que fazer como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sempre me impressionou a atmosfera de universalidade que permeia esta universidade, em que os jovens de praticamente todos os países preparam o terreno para o serviço do Evangelho no mundo de hoje.

Também hoje eu vejo diante de mim por dentro, na sala de aula, uma comunidade de muitos jovens que nos fazem perceber a realidade sempre viva da Igreja Católica.

"Católica": Esta definição da Igreja, que pertence à profissão de fé, traz consigo algo de Pentecostes. Ela nos lembra que a Igreja de Jesus Cristo não foi criada para qualquer povo ou uma cultura, mas foi destinado a humanidade. As últimas palavras que Jesus disse aos seus discípulos foram: "Ide e fazei discípulos de todas as nações".

E na hora de Pentecostes, os apóstolos falaram em todas as línguas, mostrando o poder do Espírito Santo, a amplitude de sua fé.

Desde então, a Igreja tem crescido muito em todos os continentes. A vossa presença, queridos alunos, reflete o rosto da Igreja universal.

O profeta Zacarias anunciou um reino messiânico que foi de mar a mar, e seria um reino de paz. E, de fato, onde quer que a Eucaristia seja celebrada e os homens, da parte do Senhor, eles se tornam um só corpo entre eles, apresentando algo que é a paz que Cristo tinha prometido dar aos seus discípulos.

Vocês, queridos amigos, cooperam com esta paz em um mundo dilacerado e violento, que torna-se cada vez mais urgente ser construído e guardado. Por isso, é muito importante o trabalho de sua universidade, que quer aprender mais sobre Jesus Cristo, para transformarem-se em suas testemunhas.

O Senhor ressuscitado enviou seus discípulos e, através deles, aos discípulos de todos os tempos, para levar sua palavra aos confins da terra para que os homens se tornassem seus discípulos.

O Vaticano II, retornando à Ad Gentes decreta uma tradição constante, que trouxe à luz as razões mais profundas para essa tarefa missionária confiada com força renovada para a Igreja de hoje.

Mas será que serve? Muitos hoje estão se perguntando dentro e fora da Igreja se a missão realmente faz parte da atualidade?

Não seria mais apropriado estar em diálogo com outras religiões e servir juntos pela paz no mundo? 

A contra-pergunta é: Será que o diálogo pode substituir a missão?

Hoje muitos, na verdade, tem a ideia de que a religião deve ser respeitada, e no diálogo entre eles, faz uma força de paz conjunta. Nesta mentalidade, na maioria das vezes, assume-se que as diversas religiões são uma variação de uma única e mesma realidade e que "religião" é um gênero comum que assume diferentes formas em diferentes culturas, mas que expressa a mesma realidade.

A questão na verdade, que inicialmente inspirou os cristãos mais do que ninguém, está entre colchetes. Supõe-se que a verdade de Deus, em última análise, é possível e que a maioria pode fazer isso e que não pode ser explicado com palavras e variedade de símbolos.

Esta renúncia à verdade parece real e útil para a paz entre as religiões do mundo. E, no entanto ainda é letal para a fé.
De fato, a fé perde sua ligação e seriamente se resume aos símbolos intercambiáveis, só é capaz de tornar inacessível o mistério divino.

Queridos amigos, vocês veem que a questão da missão nos faz não só abordar as questões fundamentais da fé, mas também enfrentar a questão do homem.
No âmbito de uma breve saudação, obviamente, eu não posso tentar analisar exaustivamente este problema que hoje preocupa a todos. Eu gostaria de, pelo menos, mencionar a direção que ele deve dar ao nosso pensamento. Eu faço isso a partir de dois pontos de partida.

Primeira linha de base

1- A visão comum é que as religiões são, por assim dizer, lado a lado, como os continentes e países do mapa geográfico. Ainda assim isso não é exato. As religiões estão se movendo para níveis históricos, e são povos e culturas em movimento. Há religiões que esperam. Religiões tribais são deste tipo: eles têm o seu momento histórico e ainda estão à espera de um grande encontro que os leva à realização.

Nós, como cristãos, estamos convencidos de que, no silêncio, eles esperam o encontro com Jesus Cristo, a luz que vem de Deus, o único que pode levá-los para a verdade completa. E Cristo os espera.

O encontro com ele não é a chegada de um estranho que destruiu a sua própria cultura ou história. É, no entanto, a entrada em algo maior, para o qual eles estão vindo.

Portanto, esta reunião é sempre ao mesmo tempo, de purificação e de maturação. Além disso, o encontro é sempre recíproco. Cristo espera a sua história, sua sabedoria, sua visão das coisas.

Hoje, vemos cada vez mais claro outro aspecto: enquanto nos países em sua grande história, o cristianismo tornou-se um pouco cansado e alguns ramos da grande árvore nasce da semente de mostarda do Evangelho que seca e cai no chão, o encontro com Cristo nas religiões espera brotar nova vida. Onde antes havia apenas cansaço, se manifestam e levam alegria às novas dimensões de fé.

2. As próprias religiões não são um fenômeno unitário. Elas sempre são dimensões diferentes. De um lado está a grandeza excelsa além do mundo, com o Deus eterno. Mas, por outro lado, nestes são encontrados elementos da história da humanidade e da prática da religião. Onde eles podem extrair coisas inegavelmente belas e nobres, mas também coisas baixas e destrutivas, onde o egoísmo do homem se apoderou da religião e, em vez de ser uma abertura, tornou-se um espaço fechado.

Assim, a religião nunca é um fenômeno somente positivo ou negativo simplesmente: ambos os aspectos são misturados. Em seu início, a missão cristã foi percebida fortemente acima dos elementos negativos de religiões pagãs que encontrou. Por esta razão, a mensagem cristã era inicialmente crítica em estreita colaboração com as religiões. Somente superando suas tradições, que em partes também foi considerada demoníaca, foi possível desenvolver sua fé e força renovadora.

Com base nesses elementos, o teólogo evangélico Karl Barth colocou-se contra a religião e a fé, a julgar o primeiro completamente negativo com comportamento arbitrário do homem que é, a partir de si mesmo, tenta se apoderar de Deus.

Dietrich Bonhoeffer retomou esta imposição pronunciando-se a favor de um cristianismo sem religião. Esta é certamente uma visão unilateral que não pode ser aceitável.

E ainda é verdade que todas as religiões, para permanecer em seu devido lugar, deve ao mesmo tempo também ser crítica da religião. Claramente isso é verdade, desde a sua criação e com base na sua natureza, para a fé cristã, a qual, em primeiro lugar olha com muito respeito às profundas esperanças e profunda riqueza das religiões, mas, por outro lado, vê na crítica igualmente o que é negativo.

Sem dizer que a fé cristã deve sempre desenvolver essa força crítica novamente sobre a sua própria história religiosa.
Para nós, cristãos, Jesus Cristo é o Logos de Deus, a luz que nos ajuda a distinguir entre a natureza das religiões e sua distorção.

3- No nosso tempo torna-se cada vez mais forte a voz daqueles que querem convencer-nos de que a religião, como tal, está superada. Só uma razão fundamental deve orientar as ações do homem. Atrás de similares concepções está a convicção de que, com um pensamento positivista, a razão em sua pureza, se apoderou do domínio. 

Na verdade, até mesmo essa maneira de pensar e de viver é historicamente condicionada e obrigado a particulares culturas históricas.
Considerando como o único válido, diminuiria o homem, subtraindo dimensões essenciais da sua existência. O homem está ficando menor, e não maior, quando não há espaço para o ethos, com base em sua autêntica e retorna ao pragmatismo quando não há espaço para o olhar dirigido a Deus.

O lugar da razão positivista são os grandes campos de ação da arte e da economia, e ainda assim isso não chega a todo o humano.

Então, cabe a nós reabrir portas, além do mero pragmatismo técnico e puro, levando à grandeza de nossa existência, o encontro com o Deus vivo.

Segundo ponto de partida

1- Estas reflexões, talvez um pouco difíceis, deve mostrar que, hoje, de um modo profundamente mútuo, ainda é dever comunicar aos outros o evangelho de Jesus Cristo.

Há ainda um segundo modo, mais simples, para justificar essa tarefa hoje. A alegria exige ser comunicada. O amor exige ser comunicado. A verdade exige ser comunicada. Aqueles que receberam uma grande alegria não pode guardá-la apenas para si, deve transmitir. O mesmo vale para o dom do amor, do dom do reconhecimento da verdade.

Quando André encontrou Cristo, não podia fazer nada a não ser dizer ao seu irmão: 'Encontramos o Messias". E Filipe, que teve o mesmo encontro, não podia fazer nada, a não ser dizer para Bartolomeu tinha encontrado alguém do qual tinham escrito Moisés e os profetas.

Não anunciamos Jesus Cristo para que a nossa comunidade tenha o máximo de membros, e muito menos para ter poder. Falamos porque temos o dever de transmitir a alegria que nos foi dada.

Nós seremos anunciadores credíveis de Jesus Cristo, quando nós realmente encontrarmos nas profundezas de nossa existência, quando, através de um encontro com Ele, nos seja doada a grande experiência da verdade, do amor e da alegria.

2- Faz parte da natureza da religião profunda tensão entre o dom místico de Deus, no qual nos entregamos completamente a Ele, e a responsabilidade para os outros e para com o mundo que Ele criou.

Marta e Maria são sempre inseparáveis, mesmo que, de tempos em tempos, o ponto pode cair em uma ou outra. 

O ponto de encontro entre os dois pólos é o amor com que tocamos ao mesmo tempo Deus e suas criaturas. "E nós conhecemos e cremos no amor": esta frase expressa a verdadeira natureza do cristianismo.

O amor, que é realizado e refletido em muitos aspectos nos santos de todos os tempos, é o verdadeiro teste da verdade do cristianismo."

Bento XVI.
Fonte: INFO VATICANA



Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!