Nosso Canal

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Não se pode mudar a doutrina milenar da Igreja, diz o Cardeal Caffarra



O arcebispo emérito de Bolonha, Itália, o cardeal Carlo Caffarra – um dos autores do livro dos “Cinco Cardeais” e um forte defensor da doutrina tradicional sobre o casamento – deu recentemente uma entrevista ao site italiano La nuova bussola quotidiana. 

Neste 25 de maio em entrevista sobre o casamento e a família, o Cardeal Caffarra deixa claro que, mesmo que o Estado faça leis que permitam os chamados casamentos do mesmo sexo, isso “não poderá mudar a realidade das coisas.” Ele diz que “os prefeitos (especialmente os católicos) têm que fazer uma objeção de consciência nesta matéria”. “Para celebrar essa união”, Caffarra continua, “seria necessário fazer-se parcialmente responsável por um tal ato gravemente illict no plano moral”. O purpurado italiano vê atualmente em curso uma disjunção entre a natureza e logos com relação ao casamento. 

Quando perguntado se há também causas sobrenaturais para este novo desenvolvimento, o Cardeal Caffarra remete para a correspondência já conhecida e importante que ele teve com a Irmã Lúcia na década de 1980. Caffarra aponta que em 13 de maio de 1981 – no mesmo dia em que o Papa João Paulo II sofreu a tentativa chocante sobre a sua vida – Caffarra estava prestes a abrir o Instituto Pontifício João Paulo II para os estudos sobre o Matrimônio e a Família. Ele descreve como, alguns anos mais tarde, escreveu a Irmã Lúcia e pediu-lhe as suas orações para o instituto recém-fundado, não esperando dela uma resposta. Caffarra continua: “Ela escreveu de volta para mim – deixe-me lembrá-lo que estávamos em seguida, no início de 1980 – e ela me disse que haverá um tempo do “conflito final entre o Senhor e Satanás. E que o campo de batalha seria sobre a própria constituição do matrimônio e da família”. Irmã Lúcia, então, disse a Caffarra que “aqueles que vão lutar pelo casamento e da família serão perseguidos e que não devem ter medo porque a Virgem Maria já esmagou a cabeça da serpente infernal”. 

Caffarra explica esta luta entre Deus e Satanás que diz respeito à redefinição do casamento, como segue: “E Satanás disse a Deus: “Veja, esta é a sua criação. Mas eu vou te mostrar que eu posso construir uma criação alternativa. E você vai ver que as pessoas vão dizer que é melhor assim””. 

Cabe a Igreja, de acordo com Caffarra, ensinar novamente a plenitude da beleza do matrimônio sacramental que faz dos dois uma só carne e dá aos esposos a graça da caridade conjugal, a fim de ter filhos e educá-los. “A Igreja tem de curar a incapacidade de homens e mulheres de amar”, acrescenta Caffarra.

No que diz respeito à exortação apostólica, Amoris Laetitia, o Cardeal Caffarra recorda que o seu “Capítulo 8, objetivamente, não está claro”, e “este causa conflitos de interpretações até mesmo entre os bispos”. Nesse caso, continua o prelado italiano, “é preciso referir-se a continuidade do Magistério do passado a fim de se ter clareza”. 

“Em matéria de doutrina e de moral, o Magistério não pode contradizer a si mesmo”, afirma Caffarra. No que diz respeito à questão dos divorciados “recasados” e seu acesso a Sagrada Comunhão, o cardeal deixa claro que isso não pode ser alterado e que estes casais ainda não estão autorizados a receber a Eucaristia. Ele se refere aqui ao Magistério anterior da Igreja e continua: “Agora, se o papa quisesse mudar esse ensinamento – é muito claro – ele teria o dever, na verdade o grave dever, de dizer de forma clara e explícita. Não se pode mudar a disciplina milenar da Igreja com a ajuda de uma nota de rodapé, e num tom incerto”. Caffarra, em seguida, “aqui faz-se referência ao princípio de interpretação, segundo o qual um ensinamento magisterial incerto tem de ser interpretado em continuidade com o Magistério anterior”. 

Em suma, se está ambíguo, interpreta-se segundo a doutrina tradicional da Igreja, e não contrariamente a ela.


[Conteúdo extraído do site https://padreaugustobezerra.com - Facebook: @padreaugustobezerra/ Pe. Augusto Bezerra; Twitter: @padreabezerra]

https://www.facebook.com/Irmandade-dos-Defensores-da-Sagrada-Cruz-224600517562367/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!