Nosso Canal

domingo, 16 de março de 2014

VI e Ultima Parte - Explicação do Credo por São Francisco Xavier



VI e Ultima  Parte
 Por Teodomiro Tadeu Viana Franco

Quando os cristãos nos benzemos, confessamos a verdade acerca da Santíssima Trindade, como é três pessoas, um só Deus trino e uno. Deus Padre, nem é feito, nem criado, nem gerado; o Filho é gerado de Deus Padre, nem é feito nem criado; o Espírito Santo procede do Padre e do Filho, não criado nem gerado.


Quando nós fazemos o sinal da cruz, mostramos esta ordem de proceder, pondo a mão direita na cabeça, dizendo: “Em nome do Padre”, em sinal que Deus Padre não é feito nem gerado; depois, pondo a mão nos peitos, dizendo: “e do Filho”, em sinal que do Padre é gerado o Filho, e não feito nem criado; e depois, pondo a mão em o ombro esquerdo, dizendo: “e do Espírito”, e passando depois a mão ao ombro direito, dizendo: “Santo”, em sinal que o Espírito Santo procede do Filho e do Padre.

Obrigado é todo o bom cristão a crer firmemente, sem duvidar, no Espírito Santo, e em Suas santas inspirações, que nos defendem de mal fazer e nos movem os corações a guardar os dez mandamentos do Senhor Deus e os da santa madre Igreja universal, e a cumprir as obras da misericórdia corporais e espirituais. E por ser isto verdade, o apóstolo São Bartolomeu é que disse:

Creio em o Espírito Santo.

Todos os fiéis cristãos somos obrigados a crer, sem duvidar, o que creram de Jesus Cristo os apóstolos e discípulos e mártires e todos os santos, crendo de Jesus Cristo tudo o que é necessário crer para nossa salvação, acerca de sua divindade e humanidade, depois que Jesus Cristo foi Deus e homem verdadeiro.

E também em geral somos obrigados a crer firmemente, sem duvidar, em tudo o que creem os que regem e governam a Igreja universal de Jesus Cristo, pois pelo Espírito Santo são. inspirados e regidos do que hão de fazer, acerca da governação da Igreja universal e das coisas da nossa santa fé, e nas quais não podem errar, porque são regidos pelo Espírito Santo; de maneira que, das escrituras da nossa lei, de Jesus Cristo, pelo demais que somos obrigados a crer, como são santos cânones e concílios, que são ordenados da Igreja, feitos pelo Papa e cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e prelados da Igreja, quando em todas estas coisas crermos, sem duvidar, cremos tudo o que creem os que regem e governam a Igreja universal de Jesus Cristo, e o que nos encomendou o apóstolo e evangelista São Mateus, quando disse:

Creio na santa Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!