Nosso Canal

sexta-feira, 14 de março de 2014

IV Parte - Explicação do Credo por São Francisco Xavier



IV Parte
 Por Teodomiro Tadeu Viana Franco

Depois que os fariseus prenderam a Jesus Cristo, lhe faziam muitas desonras, levando-O de uma casa para a outra, e desprezando-O e fazendo escárnio d'Ele. E, com ódio grande que os fariseus tinham a Cristo, O levaram a casa de Pilatos, onde O acusaram de falsos testemunhos.

E, por fazer Pilatos a vontade aos judeus, mandou açoitar a Jesus Cristo, cruelmente, que dos pés até à cabeça todo o Seu santo corpo foi ferido; e assim cruelmente açoitado, Pilatos entregou Jesus Cristo aos judeus, para O crucificarem.

E, antes que O crucificassem, puseram a Cristo na cabeça uma coroa de espinhos e uma cana na mão direita; e os fariseus, por fazerem escárnio de Jesus Cristo, se punham de joelhos diante d'Ele, dizendo: “Deus te salve, Rei dos judeus!”. E cuspiam-Lhe no rosto, dando-Lhe muitas bofetadas e, com uma cana que Ele levava, O feriam na cabeça. E por derradeiro, no monte Calvário, próximo de Jerusalém, os judeus crucificaram a Jesus Cristo! E assim morreu Jesus Cristo, em a Cruz, para salvar aos pecadores!

De maneira que a santíssima alma de Jesus Cristo verdadeiramente se apartou do Seu corpo precioso, quando na cruz expirou, unida sempre a divindade com a alma santíssima de Jesus Cristo, ficando a mesma divindade com o corpo preciosíssimo de Jesus Cristo, na cruz e no sepulcro.

Na morte de Jesus Cristo, o sol se escureceu, deixando de dar o seu lume, a terra toda tremeu, as pedras se partiram, dando-se umas com as outras, e os sepulcros dos mortos se abriram e muitos corpos dos homens santos ressurgiram e foram à cidade de Jerusalém, onde apareceram a muitos. E os que viram estes sinais, na morte de Jesus Cristo, disseram que, verdadeiramente, Jesus Cristo era Filho de Deus. E por isto ser assim, o apóstolo São Tiago disse:

Creio que Jesus Cristo padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado.

E Jesus Cristo era Deus, pois era a segunda pessoa da Santíssima Trindade, Filho eterno; e também era homem verdadeiro, pois era filho da Virgem Maria; e tem alma racional e corpo humano. Enquanto era homem, verdadeiramente morreu na cruz, quando foi crucificado, porque a morte não é outra coisa senão a separação da alma, deixando o corpo em que vive.

A santíssima alma de Jesus Cristo foi apartada do corpo, quando na cruz expirou. Então, acabando de expirar, a santíssima alma de Jesus Cristo, sendo unida com a divindade de Deus Filho, assim como sempre foi, desde instante que o Senhor Deus a criou, desceu ao limbo, que é um lugar que está debaixo da terra, onde estavam os santos padres, profetas, patriarcas e outros muitos justos, esperando pelo Filho de Deus que os havia de tirar do limbo e levar ao paraíso.

Em todo tempo, começando desde Adão e Eva, houve homens bons e, sendo amigos de Deus e por falarem verdade, repreendiam os maus de seus vícios e pecados, porque ofendiam a seu Deus e Criador; e os maus, sendo servos e cativos do demônio, prosseguiam aos bons e amigos de Deus, prendendo-os e desterrando-os e fazendo-lhes muitos males; de maneira que, quando os bons morriam, suas almas iam ao limbo. E o limbo, por estar debaixo do chão, se chamava inferno, e não porque nele haja pena de fogos nem tormentos; e mais abaixo do limbo, está um lugar que se chama purgatório.

A este purgatório vão as almas daquelas pessoas que, quando morrem, estão em graça, sem pecado mortal; e pelos pecados passados, que fizeram em sua vida, dos quais antes da sua morte não fizeram inteira penitência ou pendença, vão a este purgatório, onde há tormentos grandes, para pagarem os males e pecados que fizeram em sua vida; e acabando de pagar a pendença de seus pecados, saindo do purgatório, vão logo ao paraíso.

O derradeiro lugar, que está debaixo da terra, se chama inferno infernal, onde há tão grandes tormentos de fogo e misérias que, se os homens cuidassem nele, cada dia uma hora, não fariam tantos pecados como fazem; e não folgariam de fazer a vontade ao diabo, como fazem, se soubessem os trabalhos do inferno. Lá, está Lúcifer e todos os demônios que foram lançados do céu e todas as gentes que morreram em pecado mortal. E os que vão a este inferno não têm nenhum remédio de salvação: para sempre dos sempre, sem fim dos fins, hão de estar nele!

Ó irmãos, que é isto, que tão pouco medo temos de ir ao inferno! Pois cada dia fazemos maiores pecados, sinal é que temos pouca fé, pois que vivemos como homens que não creem que há inferno infernal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!