Nosso Canal

quinta-feira, 13 de março de 2014

III Parte - Explicação do Credo por São Francisco Xavier



III Parte
 Por Teodomiro Tadeu Viana Franco

Sendo Cristo de doze anos, subiu de Nazaré ao templo de Jerusalém, onde estavam os doutores da lei, e lhes declarou as escrituras dos profetas e patriarcas, que da vida do Filho de Deus falavam, de que todos se espantavam, vendo sua sabedoria. E tornando a Nazaré, esteve aí até idade de quase perto de trinta anos; e daí se partiu ao rio Jordão, onde estava São João Batista batizando a muitas gentes. Neste rio, batizou São João Batista a Jesus Cristo.

E daí se foi Jesus Cristo ao monte, no qual quarenta dias e quarenta noites não comeu. O demônio, no monte, sem saber que Jesus Cristo era Filho de Deus, o tentou de três pecados: de gula e de cobiça e de vangloria; e em todas as tentações, venceu Cristo ao demônio. E do monte, com vitória, descendeu a Galileia e convertia muitas gentes, e aos demônios lhes mandava que dos corpos das gentes se saíssem.

Os demônios obedeciam ao mandado de Jesus Cristo, saindo dos corpos dos homens onde estavam, e as gentes que isto viam se espantavam e diziam: “Que é isto a que os demônios lhe obedecem?” Era de maneira que a fama de Jesus Cristo entre as gentes crescia muito, porque viam que os demônios lhe obedeciam.

Os homens que ouviam as santas pregações de Jesus Cristo e viam o grande poder que tinha sobre os demônios, começaram logo de crer em Jesus Cristo e lhe traziam os doentes de qualquer enfermidade que estivessem: saravam todos, logo, como Jesus Cristo os tocava com suas santas mãos.

E depois, chamou Jesus Cristo os doze apóstolos e aos setenta e dois discípulos e os levava, em Sua companhia, pelas terras onde andava, ensinando os mistérios do reino dos céus; pregando Cristo às gentes, fazendo milagres que provavam ser verdade o que ele pregava, sendo presentes os apóstolos e os discípulos, dava Cristo vista aos cegos, fala aos mudos, ouvir aos surdos, vida aos mortos, sarava aos coxos e aos mancos.

Os apóstolos e os discípulos que isto viam, cada vez mais e mais em Jesus Cristo criam. Deu-lhes Cristo tanta sabedoria e virtude que pregavam às gentes, sendo eles pescadores, e não sabiam letras mais daquelas que o Filho de Deus lhes ensinou.

Em nome e virtude de Jesus Cristo, faziam milagres os apóstolos, saravam muitas enfermidades, e lançando os demônios dos corpos dos homens, em sinal de ser verdade o que pregavam da vinda do Filho de Deus.

Era a fama de Jesus Cristo e seus discípulos entre as gentes tanta, que os judeus principais assentaram de o matar, com inveja que dele e de suas obras tinham, porque viam que todos a doutrina de Jesus Cristo seguiam e louvavam.

Conhecendo os fariseus que perdiam a honra e crédito que primeiro tinham, com os judeus, antes que Jesus Cristo se manifestasse ao mundo, movidos os fariseus de inveja, foram a Pilatos, que então era juiz, e com rogos e com medos e subornos (que tudo acabam) disseram os fariseus a Pilatos que não era amigo de César, se deixava mais pregar nem fazer milagres a Jesus Cristo, porque se fazia rei dos judeus contra César, pois o povo o amava.

Conhecendo Pilatos que os fariseus, com a inveja que de Jesus Cristo tinham, pelas obras e milagres que fazia e o amor que lhe o povo tinha, o acusavam e lhe levantavam os judeus falsos testemunhos, e consentiu Pilatos que os judeus prendessem a Jesus Cristo, sem nunca saberem que era Filho de Deus, cuidando que era homem, assim como Isaías, Elias e Jeremias, ou São João Batista, ou alguns santos homens dos passados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!