Nosso Canal

sábado, 10 de novembro de 2012

Instituída a Academia Pontifícia Latinitatis.


Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano) – Na manhã deste sábado, Bento XVI publicou um ‘motu proprio’ (documento) instituindo a Pontifícia Academia de Latinidade (como antecipado aqui em agosto) e indicando  como seu Presidente o Prof. Ivano Dionigi, e como Secretário, o salesiano Pe. Roberto Spataro.

O Papa acredita que existe hoje uma “generalizada depreciação” dos estudos humanísticos, com “o risco concreto” de que o conhecimento do latim seja cada vez mais superficial. E afirma que este fenômeno pode ser constatado no âmbito dos estudos filosóficos e teológicos dos seminaristas de hoje.

No documento, o Papa afirma que é oportuno adotar métodos adequados às novas condições e promover uma rede de relações entre instituições acadêmicas e estudiosos, com o fim de valorizar o rico patrimônio da civilização latina.

A nova Academia deverá “favorecer o conhecimento e o estudo da língua e da literatura latina, seja clássica como patrística, medieval e humanística, especialmente nas Instituições de formação católicas que formam seminaristas e sacerdotes; e promover o uso do latim em diversos âmbitos, seja como língua escrita, como falada”.

“Concretamente – esclarece o Papa – este organismo deverá realizar publicações, encontros, congressos de estudo e representações artísticas; criar e manter cursos, seminários e iniciativas de formação; educar as jovens gerações ao conhecimento do latim; organizar atividades esportivas, mostras e concursos; e enfim, desenvolver atividades e iniciativas necessárias à obtenção dos fins institucionais”.  (CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!