Nosso Canal

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Em torno de 300 mártires espanhóis do século XX serão beatificados em outubro de 2013


MADRI, 26 Nov. 12 / 09:32 am (ACI/Europa Press).- A Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola decidiu que a cerimônia de beatificação de mais ou menos 300 mártires do século XX na Espanha, prevista para o dia 27 de outubro de 2013, seja celebrada em Tarragona pela sua grande historia de fé cristã e de mártires, pois os primeiros mártires da história romana, do século III, foram o bispo de Tarragona, São Frutuoso e seus dois diáconos Augurio e Eulogio.
Dom Juan Antonio Martínez Camino
Além disso, o porta-voz e secretário geral da CEE, Dom Juan Antonio Martínez Camino, indicou que 147 mártires dos que serão beatificados são de Tarragona, entre eles está Dom Manuel Borrás, que foi bispo auxiliar da diocese, e 66 sacerdotes diocesanos.

Por isso, o Arcebispo de Tarragona manifestou "seu especial interesse" para que a celebração fosse celebrada ali. Do mesmo modo, apontou que a organização desta beatificação corresponderá ao Escritório para as Causas dos Santos da CEE junto com a diocese anfitriã.

O Plano Pastoral da CEE recolhe como uma das grandes ações, a beatificação dos mártires do século XX na Espanha e se recordam as palavras do Papa Bento XVI quando, ao convocar o Ano da Fé, assinalou que "pela fé, os mártires entregaram sua vida como testemunho da verdade do Evangelho, que os tinha transformado e feito capazes de chegar até o maior dom do amor com o perdão dos seus perseguidores".

Por outra parte, a Assembleia Plenária acordou a constituição de uma 'Junta Episcopal pró V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus' que se cumprirá em 2015 e que estará formada pelo presidente da CEE, o Bispo de Ávila, o Arcebispo de Sevilha, o Bispo de Salamanca, o Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral, o presidente da Comissão Episcopal de Vida Consagrada e o Secretário geral da CEE.

Esta Junta será a encarregada de traçar os lineamentos gerais das ações que serão realizadas e constituirá mais adiante uma Comissão Executiva, encarregada de coloca-las em prática.

Do mesmo modo, os bispos aprovaram os balanços e liquidação orçamentária do ano 2011 do Fundo Comum Interdiocesano, da Conferência Episcopal e dos organismos que dela dependem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!