Nosso Canal

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Grupo tradicionalista escocês recebe status formal dentro da Igreja Católica.


IHU – Um grupo tradicionalista com sede em uma ilha da Escócia foi formalmente estabelecido como “instituto” dentro da Igreja Católica.

A reportagem é de Mark Greaves, publicada no sítio do jornal inglês Catholic Herald, 15-08-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A Congregação dos Filhos do Santíssimo Redentor, também conhecida como Redentoristas Transalpinos, foi erigida hoje, na festa da Assunção, como Instituto Clerical de Direito Diocesano.

A comunidade, que tem cerca de 15 membros, estava em um limbo desde 2008, quando anunciou que desejava entrar em plena comunhão com Roma.
A decisão do grupo foi uma resposta ao motu proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI, que permitiu que os sacerdotes celebrassem livremente a missa tradicional em latim.

Anteriormente, a comunidade havia feito parte da fraternidade mundial São Pio X (SSPX), o grupo tradicionalista apartado atualmente em diálogo com Roma.

Na noite dessa quarta-feira, a comunidade fez uma profissão pública de votos em sua sede, em Papa Stronsay, uma pequena ilha ventosa em Orkney, ao longo do nordeste da Escócia. A profissão foi celebrada pelo bispo Hugh Gilbert OSB, de Aberdeen, que, como seu bispo diocesano, concedeu-lhes o reconhecimento canônico.

Dom Gilbert foi ordenado bispo de Aberdeen há exatamente um ano, assumindo o lugar de Dom Peter Moran, que se aposentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!