Nosso Canal

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Carta do Diretor Geral em ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jeus

 AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Aos irmãos membros e amigos

Ó fonte de vida salutar, ó refúgio dos pecadores, ó porta do amor divino. Vós sois Senhor a esperança dos mortais, sentido para nossas vidas, Vós nos consagrastes como teu povo santo e escolhido. O seu amor preenche todos os corações que humildemente abrem-se para Vos receber ó Rei glorioso. Amados antes por Ti, escolhidos antes por Ti, mesmo indignos como somos. Quereis-nos apesar de nossa miserável condição.

A leitura nos diz "Não é porque sois mais numerosos que todos os outros povos que o Senhor se uniu a vós e vos escolheu; ao contrário, sois o menor de todos". (Dt 7,7). Eis que a escolha de Jesus por nós não se deu por conta de nossos méritos pessoais, mas unicamente por sua misericórdia, sua graça. Não fomos chamados a sermos católicos por sermos os melhores ou por termos sido considerados bons, mas sim, por nos confiarmos às mãos Daquele que nos sustenta. A escolha Dele por nós não se deu por nossas capacidades, mas sim unicamente pelo seu Amor que é fiel mesmo em vista as nossas debilidades.

Ó coração que tanto amou os homens e por nós foi desprezado e ferido. Coração rasgado como expressão do amor que se estende a todos que Nele querem se abrigar. Esse Amor, que como nos narra a leitura do Antigo Testamento "éramos escravos do faraó, no Egito, e a mão poderosa do Senhor libertou-nos". (Dt 6,21).  Nos tira com Mão poderosa da escravidão, das mãos do faraó. Esse mesmo amor nos resgata pela Cruz da escravidão do pecado, éramos antes escravos da perdição, hoje somos livres pela misericordiosa morte do Cordeiro que de uma vez por todas se entregou em sacrifício ao Pai como preço de nosso resgate.

      Tenhamos, pois a certeza de sermos amados por Deus, que Ele deve ser o único Senhor de nossa existência, que permanece fiel mesmo que não o sejamos.  Contudo esse amor se manifesta em sua justiça, em seu justo julgamento. Ó santo temor, que consiste em amar a Deus como único e soberano Senhor. "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças". (Dt 6,5).

Nosso amor ao ser dirigido a Ele atinge seu ápice alcançando a todos os nossos irmãos, este amor verdadeiro e desinteressado, que só os que o conhecem possuem. Pois Deus é Amor! Os que não amam não chegaram a compreendê-lo, sendo Ele unicamente a fonte que jorra abundantemente esse amor.

Deus Pai manifesta este amor ao enviar seu único filho ao mundo, para que através da morte redentora de Jesus pudéssemos ter a vida por meio Dele. "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele". (1Jo 4,9). É assim que podemos compreender não de forma total, como se dá o amor de Deus, para com nós pobres. É um amor que se dá por primeiro e não espera de nossa parte a iniciativa, o primeiro passo. É Ele mesmo quem nos ama por primeiro ainda quando éramos pecadores e se faz vítima por nossos pecados, entrega-se morrendo por seus carrascos. "Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós". (Rm 5,8).

Ó Coração sublime, ó refúgio de todos os que de Vós buscam o amparo salutar do cansaço. Ó Coração chagado como expressão Daquele que abre seu coração como refúgio certo em meio à incerteza.

Eis o modelo, que apesar de nossas misérias devemos nos esforçar a seguir, amando incondicionalmente e levando a todos por meio deste a compreensão da dimensão universal do Amor de Jesus. Que se dá de forma visível no magistério e nos sacramentos da Igreja. Esta, que é a prova de sua permanência entre nós, por meio do Espírito, o Paraclito, que nos confirma e a rege por meio do augusto pontífice, gloriosamente reinante.

Amor que preenche os que se esvaziam de toda arrogância, impureza e vaidade. Amor que se dá aos mais pequeninos, para que nos esvaziando de nós mesmos, principalmente do amor próprio, e assim estando vazios, a santíssima graça habite em nosso ser e nos preencha, nos fazendo assim conhecer o Filho que o Pai nos enviou.

É por meio da humildade de nos reconhecermos pecadores que chegamos ao Coração aberto de Jesus. É somente lá que conheceremos o verdadeiro Amor que não se esgota, Amor que renova e redime a todos que Dele se aproximarem. Amor que por tantas vezes se fez conhecido nas aparições. Eis a esperança de nós pobres, eis aberto pela lança como sinal perene de sua abertura a todos que Nele queiram adentrar-se e refugiar-se, eis a jorrar sangue e água a nos santificar e nos lavar, por meio de sua única esposa. Eis, rodeado dos espinhos dos nossos pecados, que lhe formam uma coroa. Inflamado de amor a nós, e sangrando copiosamente lembrando sua misericórdia, fonte inesgotável para todos que Dele queiram saciar-se em meio às fadigas dessa vida.

Que pela misericórdia, Deus nos dê a graça da verdadeira conversão, para que deixando a vã ilusão da soberba e os prazeres terrenos, possamos ser pequenos aos Seus Olhos para que assim, Jesus se dê a conhecer a todos nós, que firmes confiamo-nos ao Seu Misericordioso Coração, do qual me fiz para sempre servo.

Pureza do Coração de Jesus. Purificai meu coração.


Sem. Pedro Afonso Tavares Lins
Diretor Geral




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário ou pergunta!